Notícias

“Peça Legal” do Detran.SP completa quatro meses

Implementado em junho pelo Detran SP, a funcionalidade digital “Peça Legal”, criada para combater o comércio de componentes provenientes de furto ou roubo de veículos no Estado de São Paulo, completa quatro meses com 5,7 milhões de peças registradas no sistema. A ferramenta online mostra se o produto desejado pelo cidadão possui procedência e originalidade. Assim, o usuário tem a garantia de que o produto é legal.

Com a nova funcionalidade, o departamento de trânsito registrou também um aumento de 1.905% na busca de peças pelas plataformas online. Somente neste ano, 407.337 cidadãos utilizaram os canais eletrônicos (www.detran.sp.gov.br ou app do Poupatempo) para buscar peças veiculares. Em 2021, 20.513 pessoas procuraram o serviço.

Queremos oferecer mais segurança para o cidadão. O objetivo é que o usuário da funcionalidade tenha garantia de que a peça veicular é legal. Este é o objetivo do aplicativo: disponibilizar peças de boa procedência e oferecer um sistema cada vez mais informatizado”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Ao comprar peças cadastradas nessas empresas, além de ter a segurança de adquirir produtos de origem legal, o cidadão ajuda a combater o comércio de itens de furto ou roubo de veículos e assegurar que empresas idôneas continuem atuando no mercado. Em caso de irregularidades, o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran SP, pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.

Como funciona?

Para realizar a pesquisa, é necessário acessar o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou aplicativo do Poupatempo Digital, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

A pesquisa pode ser feita por tipo de veículo, como automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus. Basta centralizar o código disponível no componente no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. A verificação exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa registrada que oferta a peça.

Caio César
Compartilhar
Tags: detran.sp

Notícias recentes

Vereador pede implantação de faixas de pedestres sonorizadas nos corredores do BRT

O vereador Silvano Jr. (Republicanos), fez um requerimento, pedindo ao Executivo a implantação de sonorizador…

10 horas atrás

Câmara aprova proposta que torna o Wanel Ville, Polo Gastronômico de Sorocaba

Foi aprovado, em segunda discussão na Câmara de Sorocaba, o Projeto de Lei, de autoria…

11 horas atrás

Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada na manhã…

16 horas atrás

Últimos dias para ajudar o hospital participando da promoção Acelera GPACI

A Promoção Acelera GPACI vai sortear, no dai 25 de maio, um Hyundai HB20 zero…

18 horas atrás

Cenário de guerra e terra arrasada é o que se vê no Rio Grande do Sul

O capitão da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Roberto Farina Filho, foi entrevistado…

18 horas atrás

Polícia prende 30 em operação contra tráfico de drogas no interior de SP

A Polícia Civil prendeu pelo menos 30 pessoas em uma operação contra o tráfico de…

18 horas atrás