Jornalismo

Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (4) a sanção à Lei 377/2011, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro.

A Síndrome de Down é causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. Não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que, segundo estimativas, acontece em um a cada 700 nascimentos.

A data de 21 março foi escolhida por fazer alusão aos três cromossomos no par de número 21 e visa conscientizar a sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com esse tipo de síndrome.

Pela legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down ficam “incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.”

Com informações da Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

PF apreende mais de duas toneladas de maconha prensada no Paraná

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), composta pela Polícia Federal…

20 minutos atrás

Homem é morto a tiros dentro de adega na zona oeste de Sorocaba

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por volta das 22h desta segunda-feira…

24 minutos atrás

Homem é baleado em frente a bar na zona norte de Sorocaba

Um homem de 43 anos foi baleado na manhã de domingo (26), na Avenida Ipanema,…

3 horas atrás

Butantan procura voluntários para teste de vacina da gripe para idosos

O Instituto Butantan está abrindo inscrições para um estudo importante: o teste de uma nova…

3 horas atrás

Pesquisa aponta apoio de 86% à exigência de exame toxicológico para CNH nas categorias A e B

Uma pesquisa de opinião aponta que 86% dos brasileiros são favoráveis à exigência de exame…

17 horas atrás

Relatório do Coaf aponta movimentação bilionária em empresa ligada à família de dono do Banco Master

Um relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aponta que…

19 horas atrás