Jornalismo

Presidente da OAB Sorocaba orienta aposentados contra golpe do ‘dinheiro atrasado’

O presidente da OAB Sorocaba, Márcio Leme, explicou hoje (17) no Jornal das 5 sobre o cumprimentos de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal em Sorocaba, após liminar da Justiça Federal, em uma ação civil pública ingressada pela Ordem dos Advogados do Brasil contra uma empresa que oferecia ações para aposentados recuperarem valores atrasados do INSS.

Ele afirma que a entidade recebeu denúncias contra esta empresa e que milhares de pessoas de Sorocaba e da região caíram no golpe aplicado pela empresa que prometia recuperar um dinheiro por meio de processos, mas sem ter advogados prestando o serviço, o que pode indicar o exercício ilegal da advocacia.

Nesta quinta-feira, os policiais federais apreenderam computadores, documentos, contratos de prestação de serviços e até carteiras de trabalho das vítimas.

Leme orienta que os aposentados e pensionistas que receberem cartas com este tipo de oferta, não se deixem seduzir porque não há milagre. Neste caso, a dica é que as pessoas procurem um advogado de sua confiança para checar a informação das correspondências.

O advogado afirma que a propaganda “seduziu” os idosos que acreditaram ter direito a receber valores da Previdência Social e da Caixa Econômica Federal, e pagaram de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 pelos serviços.

As investigações estão em andamento, mas o presidente da OAB afirma que o golpe arrecadou milhões de reais aos investigados.

Na liminar concedida a OAB, a empresa está proibida de enviar correspondências aos aposentados e pensionistas e ofertando os serviços.

A empresa ficava no bairro Campolim, curiosamente, próximo do prédio da Justiça Federal de Sorocaba.

Outro fato é que as pessoas envolvidas com esta empresa já respondem processos pela mesma prática nas cidades de Bauru e Rio de Janeiro.

Ouça a entrevista!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Pesquisa aponta apoio de 86% à exigência de exame toxicológico para CNH nas categorias A e B

Uma pesquisa de opinião aponta que 86% dos brasileiros são favoráveis à exigência de exame…

8 horas atrás

Relatório do Coaf aponta movimentação bilionária em empresa ligada à família de dono do Banco Master

Um relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aponta que…

10 horas atrás

Conta de luz terá bandeira amarela em maio e custo extra ao consumidor

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a bandeira tarifária para o mês de…

10 horas atrás

Suspeito de ataque em evento com Trump é identificado; presidente reforça discurso sobre segurança e cita fim de guerra com o Irã

O homem preso após um ataque a tiros nas imediações de um jantar com jornalistas,…

11 horas atrás

Cantor Anderson Neiff é baleado após ataque a tiros em túnel na capital paulista

O cantor e influenciador Anderson Neiff, de 24 anos, foi baleado na madrugada deste domingo…

11 horas atrás

Dia de combate à hipertensão alerta para avanço da doença entre jovens

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste domingo (26), chama…

12 horas atrás