Jornalismo

Sorocaba confirma duas mortes causadas pela gripe neste ano

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou o registro de duas mortes por gripe em Sorocaba neste ano. A pasta ainda informou ter detectado, até o momento, três casos de Influenza A-H3N2 no município.

As informações foram divulgados pela secretaria na tarde desta sexta-feira (14), a pedido do Jornal Cruzeiro do Sul.

Uma das vítimas fatais é uma criança de 7 anos, sem comorbidades, que morreu na quarta-feira (12). A pasta ainda não divulgou os detalhes sobre o outro óbito.

Segundo secretaria, nos primeiros 14 dias de janeiro, foram identificados cinco casos de Influenza na cidade. Ainda conforme a secretaria, além dos três de H3N2, os subtipos dos outros dois não foram levantados. Por isso, são classificados apenas como Influenza A. Sobre a morte da criança, a SES informou que o caso acompanhado pela Vigilância Epidemiológica Municipal. 

Prevenção

O surto de síndrome gripal ocorre em todo o Estado de São Paulo. Desta forma, a Secretaria da Saúde orienta limpar sempre as mãos e não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

Outras recomendações são usar máscara de proteção, evitar locais fechados ou com muitas pessoas e manter o esquema vacinal em dia.

Como agir

Também é importante ficar atento ao modo de agir em casos de sintomas gripais. De acordo com a SES, quem tiver sintomas leves deve procurar uma das cinco UBSs sentinelas — Éden, Fiori, São Guilherme, Simus e UPH Zona Leste.

Os sinais incluem febre, tosse, irritação na garganta, dor no corpo, náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite. As unidades São Guilherme e UPH Zona Leste funcionam 24 horas, de domingo a domingo, inclusive feriados e pontos facultativos. As demais atendem de segunda a sexta-feira, das das 7h às 19h.

Já pessoas com sintomas graves devem buscar as unidades de urgência, sendo Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os sinais mais agudos englobam falta de ar, desmaio, convulsão, confusão mental, doenças crônicas que pioram em função dos sintomas gripais e febre persistente acima de 39ºC. 

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

7 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

9 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

11 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

11 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

12 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

12 horas atrás