Jornalismo

Rodízio de água em Sorocaba teria que durar 9 meses para recuperar represa, analisa professor

O coordenador do grupo de crise hídrica do Comitê da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê, o professor André Cordeiro, participou hoje (14) do Jornal das 5 para falar sobre a crise hídrica.

O especialista afirma que a Prefeitura de Sorocaba demorou para decidir pelo racionamento no abastecimento de água, que começa na próxima segunda-feira (17).

Ele explica que o período de chuvas abaixo da média já começou no final de 2020 e por isso a capacidade da represa de Itupararanga foi caindo de forma drástica desde então.

Para ele, este ano de 2022 será de recuperação para o abastecimento de água e o ideal seria que o rodízio se estendesse pelo menos até o mês de outubro, que marca o final do período de estiagem.

O professor não acredita que a represa vai conseguir, nos próximos dois meses, recuperar a falta de chuvas que foi registrada em todo o ano de 2021.

O comitê, segundo ele, vem trabalhando desde agosto do ano passado nessa questão, época em que houve início de medidas específicas para amenizar o problema.

Ouça a entrevista!

Foto: Fábio Rogério/ JCS

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Governo quer usar dinheiro esquecido em banco por correntistas para bancar o Desenrola 2.0

O governo estuda usar o dinheiro esquecido pelas pessoas em contas bancárias para capitalizar o…

32 minutos atrás

Premiê da Alemanha diz que Irã humilha os EUA nas negociações

O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (27) que o Irã estava humilhando os Estados Unidos nas negociações de…

2 horas atrás

Operação “Paz e Proteção” aborda mais de 500 pessoas e reforça segurança em bairros de Sorocaba

As ações ocorreram em diversos bairros, como Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Campolim e Vitória Régia, entre…

5 horas atrás

Colisão entre duas motos no Parque São Bento deixa um ferido grave e mobiliza helicóptero Águia

Na manhã desta segunda-feira (27), um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou uma vítima em…

6 horas atrás

PF apreende mais de duas toneladas de maconha prensada no Paraná

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), composta pela Polícia Federal…

6 horas atrás

Homem é morto a tiros dentro de adega na zona oeste de Sorocaba

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por volta das 22h desta segunda-feira…

6 horas atrás