Esportes

Presidente da Federação Paulista de Atletismo visita a FUA

A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), a visita do presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, que se encontrou com o secretário municipal de Esportes, Pedro Souza, e o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto.

O objetivo do encontro foi o planejamento inicial de futuros projetos esportivos.

Com 97 anos de existência, a Federação Paulista de Atletismo é uma entidade voltada às competições de atletismo de pista, campo e corridas de rua em todo o Estado, com o maior calendário de atletismo do País. Somente neste ano, foram quase 30 competições espalhadas por várias cidades do Estado de São Paulo, com 50 equipes e milhares de atletas, dos 6 aos 90 anos.

Por meio da Associação Atlética Pista e Campo (AAPC), há mais de 20 anos Sorocaba faz um trabalho que é referência nacional no atletismo e nas corridas de rua. Antes da pandemia, Sorocaba era a terceira cidade com maior número de corridas de rua do Estado de São Paulo. “Isso mostra que a cidade é uma potência na questão da corrida de rua”, explica Joel.

Para o Secretário Municipal de Esportes, Pedro Souza, a cidade está entre uma das primeiras no desenvolvimento do esporte regional. “É um sonho da secretaria construir uma pista de atletismo, que hoje a cidade não tem. Estamos caminhando na legalização, na ajuda da Federação, para que a gente possa fazer projetos e conseguir a pista de atletismo”, comenta.

De acordo com o secretário, já existe um Plano Diretor da Prefeitura para a construção de um complexo esportivo com várias modalidades. Esses projetos foram feitos com base em referências internacionais. Souza destaca que o potencial de atração de investimento e de movimentação esportiva é muito grande, afinal, são apenas 21 cidades do Estado que possuem pista de atletismo oficial para competições de nível nacional.

O projeto do Centro Olímpico de Sorocaba contempla todo um complexo com piscina, pista de atletismo, hotel e espaço cultural. Com a sua concretização, a tendência é que Sorocaba se torne um dos principais polos de atletismo do Estado, e consequentemente, do Brasil, atraindo investimentos e desenvolvimento.

Ainda segundo o secretário municipal, para que o projeto ganhe vida, é preciso buscar emendas parlamentares, parceria com o Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Esportes, além do aval da Confederação Brasileira e da Federação.

Para o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, é um projeto importante. “A cidade estava totalmente ultrapassada e parada no tempo, estamos revitalizando a cidade. Esse é um trabalho de base, para que daqui a 20 anos, a cidade seja considerada um modelo não somente no Esporte, mas no geral. E vamos trabalhar muito pra isso”.

Além do projeto do Centro Olímpico de Sorocaba, foram discutidas outras ações, como o projeto da escola da Liga Sorocabana de Basquete (LSB), que atua levando aulas às crianças da escola do Carandá, e também a Super Liga da série C, que tem o apoio do Colégio Politécnico, entre outros, e cuja edição terá Sorocaba como sede depois de 27 anos. Hoje, a cidade conta com projetos esportivos em diversos bairros, como Cajuru, Maria Eugênia e Carandá.

Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Foto: Fábio Rogério/ JCS

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Homem morre após ser atropelado por carro em rodovia de Porto Feliz

Um homem morreu após ser atropelado por um carro na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em…

9 horas atrás

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso…

9 horas atrás

Governo de SP anuncia pacote de investimentos de R$ 1,4 bi para o agronegócio

A abertura da Agrishow foi marcada pela renovação do compromisso do Governo do São Paulo…

9 horas atrás

Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade…

11 horas atrás

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de…

11 horas atrás

Universitários de SP criam projeto com jogo didático inclusivo para surdos

Os alunos Amanda Pereira, Ana Paula Silva, Edilene Aparecida Galvão, Jean Cesar de Lima, Lívia…

12 horas atrás