Jornalismo

Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti e autoridades confirmam mortes

Um terremoto de magnitude 7,2 sacudiu o Haiti na manhã deste sábado (14), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que emitiu, há pouco, um alerta de tsunami.

As agências de notícias internacionais afirmam que há mortos após os tremores. O governo haitiano diz que pelo menos 29 pessoas morreram e que os números podem crescer nas próximas horas.

O tremor foi sentido em todo o país, e danos materiais já foram registrados nas cidades de Jérémie e Los Cayos, no sudoeste da península da Ilha de Hispaniola, que o Haiti compartilha com a República Dominicana, segundo imagens de testemunhas citadas pela agência de notícias AFP.

O sismo, que ocorreu às 8h30 locais (9h30 no Brasil), foi registrado a cerca de 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis du Sud, e seu hipocentro tinha 10 quilômetros de profundidade, de acordo com o relatório do USGS.

O instituto emitiu um alerta vermelho devido à possibilidade de o terremoto ter deixado grande número de vítimas, informou a agência de notícias Europa Press.

Minutos após o terremoto, um tremor secundário de magnitude 5,2 foi registrado a 17 quilômetros da cidade de Chantal, novamente com um hipocentro de 10 quilômetros de profundidade. De acordo com o portal local Gazette Haiti, o terremoto foi sentido por vários segundos na capital, Porto Príncipe, que fica a cerca de 130 quilômetros do epicentro.

O país ainda tenta se recuperar do terremoto magnitude 7,0 que ocorreu na região da capital há 11 anos, deixando milhares de mortos e vários prédios destruídos.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução/ Mundo News no Twitter

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Média de preços para o Dia das Mães sobe abaixo da inflação

Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São…

56 minutos atrás

Mãos à Obra: Casos de gripe disparam em 2026 e reforçam alerta para vacinação

https://youtu.be/GsUVQFVEFFM O Brasil registrou um aumento expressivo nos casos de gripe em 2026, com destaque…

2 horas atrás

Justiça muda regra sobre afastamento de criança da família para adoção

A Justiça do Rio suspendeu um artigo da lei estadual que tratava de regras para o…

4 horas atrás

Quase 50% das mulheres maiores de 16 anos sofreram assédio em 2025

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) abriu, nessa segunda-feira (4), a Semana…

5 horas atrás

Tarifa zero no transporte poderia ser novo Bolsa Família, diz estudo

A implementação da gratuidade no transporte público nas 27 capitais brasileiras representaria uma injeção de…

6 horas atrás

Avião que decolou da Pampulha cai em BH e atinge prédio; três morrem e dois sobrevivem

Um avião monomotor caiu e atingiu um prédio no bairro Silveira, na Região Nordeste de…

6 horas atrás