Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Kassio Nunes Marques, pediu vista nesta terça-feira (9) do processo que analisa a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro em processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido de Nunes Marques vai adiar a decisão da Segunda Turma do Supremo sobre o caso.
Os cinco ministros da Turma avaliam ação movida pela defesa do ex-presidente que aponta que Moro agiu de forma parcial para condenar Lula no caso do tríplex do Guarujá.
O julgamento foi iniciado em 2018 e teve dois votos contra o pedido, o do relator da ação, o ministro Edson Fachin, e o da ministra Cármen Lúcia.
A análise foi retomada nesta terça com o voto do ministro Gilmar Mendes, que foi a favor do pedido de Lula. Ele apontou que Moro agiu de forma parcial e com interesses políticos para condenar o ex-presidente.
A ministra Cármen Lúcia, que recentemente proferiu decisões indicando que desembarcou da ala lavajatista do Supremo, afirmou que tem um voto escrito para o julgamento e que vai esperar a análise de Nunes Marques.
Após as manifestações de Nunes Marques e Cármen Lúcia, o ministro Ricardo Lewandowski iniciou seu voto e também julgou que Moro agiu de forma parcial.
No momento do pedido de vistas do ministro Kassio Nunes, o placar estava em 2 a 2.
Anulação
O julgamento acontece um dia após o ministro Edson Fachin anular as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, apontando que a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba não tinha competência para analisar casos que não tinham ligação comprovada com o objetivo da operação, que era a apuração de ilícitos envolvendo a Petrobras. Os processos serão assumidos pelo TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), no Distrito Federal. Lula, por sua vez, voltou a se tornar elegível.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos
O mercado brasileiro de franquias faturou R$ 301,7 bilhões em 2025, alta de 10,5% em…
O Governo de São Paulo avança nas ações de combate aos crimes de roubo, furto…
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta a Temporada 2026 “Nilson Lombardi 100 anos”, com 27…
Há uma semana foragido, o goleiro Bruno teve sua foto divulgada em um cartaz de procurado…
O vereador e 1° presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Caio Oliveira (Republicanos), destaca a…
https://youtu.be/HsGkm-vSTh0 Projetos voltados à preservação do meio ambiente, educação e formação profissional estiveram entre os…