Categorias: Jornalismo

Livros alvo de investigação são vistoriados e prefeito encontra título com conteúdo sexual

O prefeito Rodrigo Manga esteve, na manhã deste sábado (16), na Arena Multiuso, para acompanhar a investigação no local da compra dos mais de 1 milhão de livros paradidáticos realizada pela antiga administração municipal. O chefe do Poder Executivo esteve acompanhado do vereador Vinicius Aith (PRTB).

Os exemplares tinham sido armazenados na Arena pela antiga gestão e começaram a ser transportados pela Prefeitura, nesta sexta-feira (15), com destino a um próprio municipal da Secretaria da Educação (Sedu).

Manga lamentou, por meio de uma live, que o exagerado gasto de recursos públicos com esses livros poderia ser muito melhor aproveitado em outros investimentos na educação.

“Com esse valor, de mais de R$ 29 milhões, gastos sem critério com os exemplares, nós poderíamos reformar, fazer manutenção e construir novas creches, sanando a fila de vagas das crianças por muitos anos”, declarou.

Em uma ação conjunta, a Corregedoria Geral do Município (CGM), em parceria com as secretarias da Educação (Sedu) e de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), acompanha de perto o caso e investiga as possíveis implicações legais na aquisição desse material, executado pela ex-prefeita Jaqueline Coutinho e pela Secretaria da Educação da gestão passada, às pressas, no mês de dezembro de 2020. Uma das linhas investigadas aponta que isso teria sido feito na tentativa de se atingir os 25% constitucionais de gastos anuais que deveriam ter sido feitos na área da Educação em Sorocaba, em 2020.

Livro com conteúdo sexual

Um dos livros – que nem chegaram a ser desembalados pela administração anterior –  apresenta conteúdo sexual e ideológico, como é o caso do exemplar intitulado “No meu corpo mando eu”, que aborda linguagem sexual, exibindo termos como “Um pênis tenho, por fora. E de bolas tenho um par”; “Meus seios hoje pequenos ficarão cheios e fartos e gostosos de tocar”; “Vou querer transar um dia. Porque é uma coisa bem gostosa”; “Alguns dizem que o sabor é que nem de chocolate. Vou querer transar um dia para provar deste calor”.

Foram comprados ao todo 1.586 volumes deste título.

“Eu não tenho nada contra a orientação sexual de ninguém, mas não vamos aceitar a distribuição desses livros com conteúdo impróprio para a faixa etária das nossas crianças. São textos que incentivam a prática de relações sexuais, fazem apologia à homossexualidade e nós entendemos que isso não deve ser disseminado aos nossos estudantes”, declarou o prefeito.

Rodrigo Manga disse, ainda, que a Prefeitura, por meio de uma comissão, realizará um crivo feito pela Sedu para analisar quais livros serão aproveitados na entrega dos estudantes.

A respeito da compra, a Corregedoria alega que houve claros indícios de desrespeito ao princípio de eficiência, além de desperdício de recursos públicos e a ausência de um devido planejamento pedagógico.

“A investigação deverá apurar as responsabilidades, podendo apontar para a prática de improbidade administrativa e de conduta funcional pelos agentes públicos que, na época, atuavam na gestão municipal”, salientou o corregedor Geral do Município, Carlos Rocco Junior.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Motoboys terão adicional de periculosidade a partir de 3 de abril

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) assinou uma portaria que define que motoboys e profissionais que…

1 hora atrás

Com Wagner Moura, Oscar divulga todos os apresentadores de 2026

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quarta-feira (11), o quarto e último grupo de…

13 horas atrás

Mulher haitiana é encontrada morta atrás da própria casa em Votorantim

Foto: Divulgação Uma mulher haitiana de 39 anos foi encontrada morta atrás da própria casa…

13 horas atrás

Acelera Gpaci segue com venda de bilhetes para sorteio de carro 0 km até 27 de março

https://youtu.be/RH7PW5P4x7E O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência no tratamento do…

15 horas atrás

Após 48h, motoristas fazem nova paralisação dos ônibus em Sorocaba

Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…

16 horas atrás

GURI tem 3 mil vagas em Sorocaba e região e prazo vai até sexta-feira

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…

16 horas atrás