Brazil's Palmeiras Rony celebrates after Uruguayan teammate Matias ViÒa scored a header against Argentina's River Plate during their Copa Libertadores semifinal football match at the Libertadores de America stadium in Avellaneda, Buenos Aires Province, Argentina, on January 5, 2021. / AFP / POOL / Juan Ignacio RONCORONI
O Palmeiras está muito perto de garantir sua presença na finalíssima da Copa Libertadores, marcada para 30 de janeiro, no Maracanã.
Nesta terça-feira (5), em Avellaneda, o Verdão mostrou frieza típica dos grandes times e venceu o poderoso River Plate por 3 a 0, executando o plano de jogo proposto pelo técnico Abel Ferreira de forma irrepreensível.
O Palmeiras apostou em um trio de garotos revelados em suas categorias de base para montar um meio de campo veloz e com grande potencial de marcação, sem deixar espaço para as rápidas trocas de passes dos habilidosos meias do River.
Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Menino ajudavam na formação de uma sólida linha defensiva na hora da marcação e, aos poucos, foram desafogando o time em momentos cruciais.
O River assustou no começo. No primeiro minuto, o colombiano Borré girou em cima da defesa e bateu por cima. Aos cinco, Carrascal chutou e Weverton fez excelente defesa. Aos 20, Borré apareceu de novo, recebendo cruzamento no meio dos zagueiros, mas não alcançou.
O Verdão não perdeu a cabeça e, aos 28, na primeira jogada efetiva de ataque, abriu o placar. Gabriel Menino cruzou para Luiz Adriano, o goleiro Armani tentou interceptar, afastou errado e a bola sobrou para Rony. Da entrada da área, ele bateu forte, de peito de pé, e fez o primeiro.
Gustavo Scarpa fez lindo gol, anulado por centímetros de um impedimento de Luiz Adriano. O River voltou a apertar no fim e, aos 43, Nacho Fernández acertou o travessão em cobrança de falta.
O plano palmeirense de explorar a velocidade no contra-ataque surtiu resultado no segundo tempo. No primeiro minuto, Luiz Adriano girou em cima de Rojas, partiu sozinho e tocou na saída de Armani para ampliar o marcador. O gol irritou muito os jogadores do River Plate, que passaram a errar passes e a demonstrar nervosismo.
Aos 14’, Gabriel Menino recebeu passe na intermediária e dominou com categoria. Carrascal chegou atrasado na marcação e deu um pontapé no brasileiro, recebendo cartão vermelho direto. Na cobrança de falta, Gabriel Menino cruzou na cabeça de Matías Viña, que desviou e marcou o terceiro gol.
O Palmeiras ainda poderia ter aumentado o placar, já que o goleiro Armani fez mais duas boas defesas. Na terça-feira, terá grande chance de voltar à decisão da Libertadores. Para isso, pode perder por até dois gols de diferença.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
O mercado brasileiro de franquias faturou R$ 301,7 bilhões em 2025, alta de 10,5% em…
O Governo de São Paulo avança nas ações de combate aos crimes de roubo, furto…
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta a Temporada 2026 “Nilson Lombardi 100 anos”, com 27…
Há uma semana foragido, o goleiro Bruno teve sua foto divulgada em um cartaz de procurado…
O vereador e 1° presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Caio Oliveira (Republicanos), destaca a…
https://youtu.be/HsGkm-vSTh0 Projetos voltados à preservação do meio ambiente, educação e formação profissional estiveram entre os…