Categorias: Jornalismo

Vacinação é prorrogada novamente em Sorocaba

As campanhas de vacinação contra o sarampo, poliomielite e multivacinação em Sorocaba foram, novamente, prorrogadas. Desta vez, a data final da campanha é 30 de novembro. A aplicação das vacinas ocorre das 8h às 16h nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O objetivo da ação é reduzir o risco da reintrodução dos vírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção é a atualização da situação vacinal e promover o aumento das coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças.

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, apenas 16.197 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar contra a poliomielite, o que significam 51,82% do público-alvo nessa faixa etária que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo, que não possui cobertura, imunizou 6.916 crianças a partir dos seis meses a adultos de 49 anos.

Na campanha do sarampo a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Na campanha da multivacinação são atendidas crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes. Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/

Com informações da Prefeitura de Sorocaba.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Mercado de franquias cresce 10,5% e fatura R$ 301,7 bilhões em 2025

O mercado brasileiro de franquias faturou R$ 301,7 bilhões em 2025, alta de 10,5% em…

11 horas atrás

SP Mobile amplia envio de notificações para celulares com restrições criminais

O Governo de São Paulo avança nas ações de combate aos crimes de roubo, furto…

11 horas atrás

Sinfônica de Sorocaba anuncia sua temporada 2026, com 27 concertos

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta a Temporada 2026 “Nilson Lombardi 100 anos”, com 27…

11 horas atrás

Foragido, goleiro Bruno tem cartaz de procurado divulgado pelo Disque Denúncia

Há uma semana foragido, o goleiro Bruno teve sua foto divulgada em um cartaz de procurado…

12 horas atrás

Vereadores aprovam reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica

O vereador e 1° presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Caio Oliveira (Republicanos), destaca a…

12 horas atrás

Fundação Toyota reforça educação, meio ambiente e inclusão social no país

https://youtu.be/HsGkm-vSTh0 Projetos voltados à preservação do meio ambiente, educação e formação profissional estiveram entre os…

13 horas atrás