Categorias: Jornalismo

Nas redes sociais, Bolsonaro afirma que "ganhou" após suspensão dos testes do imunizante contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (10) que a suspensão dos estudos clínicos da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, é “mais uma que Jair Bolsonaro ganha”.

Comentário postado na página do presidente Jair Bolsonaro no Facebook

A afirmação foi feita por Bolsonaro numa rede social, em resposta a um usuário que lhe perguntou se a vacina Coronavac seria comprada pelo governo federal. O presidente, contudo, não respondeu à questão.

“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Doria queria obrigar a todos os paulistanos a tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu Bolsonaro.

Os estudos clínicos da Coronavac foram interrompidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão informou, na noite desta segunda-feira (9), que a ação se dá após a ocorrência de um evento adverso grave, sem explicar, contudo, o que de fato ocorreu.

Reprodução

A Anvisa informou, contudo, que são considerados eventos adversos graves: óbito, evento adverso potencialmente fatal, incapacidade/invalidez persistente ou significativa, exige internação hospitalar do paciente ou prolonga a internação, anomalia congênita ou defeito de nascimento, qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico e evento clinicamente significante.

Em nota, o Governo de São Paulo afirmou que soube da decisão da Anvisa apenas pela mídia. “O Butantan aguarda informações mais detalhadas do corpo clínico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre os reais motivos que determinaram a paralisação, diz o comunicado.

Durante coletiva realizada nesta terça-feira, o presidente do Instituto Butantan, Dima Covas, afirmou que são esperados eventos adversos, mas que a morte não é relacionada ao imunizante. “Um evento adverso grave que não tem a relação com a vacina. Essa informação está disponível a Anvisa desde o dia 6, quando foi notificado um efeito adverso grave. Um participante do estudo clínico teve um efeito adverso grave não relacionado à vacina”, disse Covas.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Regional Seconci-SP participa de feirão de empregos da Construção Civil

A Regional Sorocaba do Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil) participa no próximo dia 26…

1 hora atrás

Show com clássicos do pop rock e flashbacks é atração no Shopping Cidade Sorocaba

Clássicos como “I want to break free”, da banda Queen, “Don’t Stop Believin”, “Every Breath You…

3 horas atrás

Comandantes da Polícia Militar de Sorocaba e Votorantim falam de ações junto à comunidade

https://youtu.be/Wur04P6O2A0 A comandante do 40º BPM/I de Votorantim, major Luiza Maria Aidar Geraldi, e o…

3 horas atrás

Naturgy anuncia mudança de unidade de atendimento ao cliente para o Pátio Cianê Shopping em Sorocaba

A Naturgy anunciou, nesta terça-feira (20), a mudança de endereço da sua unidade de atendimento…

3 horas atrás

Projeto de assistência jurídica gratuita é lançado pela Secretaria da Mulher em Sorocaba

A Secretaria da Mulher (Semul) lançou, nesta quarta-feira (20), no Espaço 360°, o projeto de orientação jurídica gratuita para…

3 horas atrás

Orquestra de Cordas Fundec apresenta concerto com clássicos do cinema na próxima quarta-feira (27)

Os clássicos do cinema, que percorrem diferentes gerações, serão apresentados no concerto Cinema em Cordas,…

3 horas atrás