Categorias: EditorialJornalismo

Editorial: Seu Voto Tem Poder 18/09/2020

Com a hashtag Seu Voto Tem Poder, o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, pretende chamar a atenção do eleitor para a importância do voto.

Nas eleições presidenciais, para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, em 2018, o cidadão chegou às urnas com outro humor, querendo fazer a diferença para o país.

Neste ano, as eleições municipais chegam com outra característica: o receio do eleitor em ir até as seções eleitorais por conta da pandemia do novo coronavírus.

Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Ricardo Vita Porto, que participou de entrevista na Cruzeiro FM nessa quinta-feira, afirmou que a Justiça Eleitoral está preparada para receber os eleitores para o exercício democrático do voto mesmo diante do período pandêmico.

Ricardo afirmou que a Justiça Eleitoral, inclusive, vai dar novamente mais um exemplo para o mundo, portanto, o cidadão pode confiar e exercer o direito ao voto no dia 15 de novembro, data do primeiro turno.

Desde que respeitados os protocolos sanitários definidos pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social, não haverá problemas ao cidadão.

O período eleitoral deste ano será mais curto, de modo que as convenções partidárias, que começaram em 31 de agosto, terminaram na quarta-feira desta semana, dia 16 de setembro.

Esse prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral teve por objetivo permitir que as legendas pudessem escolher os nomes dos candidatos a prefeito e vereador.

A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 27 de setembro.

Na opinião do promotor, mais uma vez a internet e as redes sociais deverão ser o principal meio de campanha eficiente porque as formas tradicionais, que geravam aglomerações, não serão possíveis diante da pandemia de Covid-19.

Ele lembrou que empresas especialistas em marketing digital não poderão fazer o disparo das mensagens, tanto nas redes sociais quanto via WhatsApp, porque pode caracterizar abuso de poder econômico.

O promotor também falou sobre o desafio da Justiça Eleitoral com relação às fake news e disse que espera bom senso dos eleitores para avaliar as propostas dos candidatos.

Sobre a credibilidade de informações, o advogado especialista em Direito Eleitoral Ricardo Vita Porto orienta o eleitor a ler, ouvir ou assistir a notícias geradas por veículos de comunicação oficiais e sérios, como é o caso da Cruzeiro FM.

Assim, quando receber notificações no feed de notícias de suas redes sociais, antes de compartilhá-las, verifique a veracidade delas, busque certificar-se de que a notícia é corrente também nos veículos de comunicação social oficiais.

Evite compartilhar fake news, pois é crime, e os responsáveis poderão ser processados criminalmente, tanto quem criou a fake news como quem a compartilhou.

E, antes de escolher seu candidato à prefeitura ou à Câmara Municipal, busque saber a história e a carreira política dele, a fim de que você possa chegar diante da urna e apertar a tecla Confirma com convicção e a certeza de que o escolhido irá representá-lo efetivamente.

Contudo, vale ressaltar que o processo eleitoral termina no voto, mas as ações políticas continuam e você tem todo o direito de cobrar seus representantes sobre os compromissos assumidos com o eleitor durante o período eleitoral.

Faça valer seu direito democrático e mostre que Seu Voto Tem Poder.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Procon Móvel atenderá em três locais na próxima semana

A unidade do Procon Móvel de Sorocaba estará em três endereços na próxima semana. A…

16 horas atrás

Dia da Língua Portuguesa: idioma é falado por 260 mi e abriga 400 mil palavras

Neste domingo (5), comemora-se o Dia da Língua Portuguesa, uma das mais faladas no mundo.…

16 horas atrás

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585…

17 horas atrás

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão a Copacabana, diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para a…

18 horas atrás

Depois de adiamentos, Congresso analisa vetos presidenciais nesta semana

Depois de diversos adiamentos, deputados e senadores se reúnem na quinta-feira (9) para a sessão…

18 horas atrás

Quase 2/3 das cidades foram afetadas pelas tempestades devastadoras no RS

Quase 2/3 das cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas tempestades devastadoras que ocorreram ao…

18 horas atrás