Sorocaba registrou 49% de isolamento social, terça-feira (14), segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do Governo de São Paulo. O número está abaixo da média estadual, que foi de 50% na mesma data.
O percentual em Sorocaba teve um aumento em relação ao dia anterior. Na segunda-feira (13), a cidade havia registrado 48% de movimentação.
De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
Região Metropolitana de Sorocaba
O dado mais recente, divulgado na tarde desta quarta-feira (15), coloca Sorocaba como uma das cidades com pior índice dentro da Região Metropolitana de Sorocaba. O município ficou ao lado de Itu, também com 49% de isolamento social.
O melhor índice foi obtido por Ibiúna, com 59%. Logo em seguida aparecem São Roque (56%), Tatuí (53%), Votorantim e Itapetininga (52%), e Salto (51%). As demais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba não foram analisadas pelo governo.
Deslocamentos
O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.
Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social. O objetivo é o enfrentamento ao coronavírus.
No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.
Com informações do Governo do Estado de São Paulo e Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…
Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…
Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…
Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…