Jornalismo

Rompimento de barragem atinge bairros de Piedade; Prefeitura decreta emergência

O bairro Miguel Russo, em Piedade, foi o mais afetado depois do rompimento de uma barragem de uma propriedade particular após a chuva intensa no início da madrugada de hoje (09).
Os moradores dos bairros Furninhas, Monos e Ribeirão Grande também tiveram prejuízos com o alagamento.
As famílias foram acordadas com a água e a lama que invadiram as casas e carros. O volume de um córrego que passa pelo bairro Miguel Russo aumentou com o rompimento do reservatório.
Comércios perderam mercadorias e equipamentos eletrônicos, e amanheceram tomados pela lama.
Alguns moradores fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (09) e fecharam um trecho da rodovia SP-79 para chamar a atenção das autoridades sobre a situação caótica do bairro.
A Prefeitura de Piedade informou que o governo do estado tem a responsabilidade de fiscalizar barragens e reservatórios e que foi decretada situação de emergência em Piedade para que o município tenha mais facilidade para obter serviços e realizar intervenções necessárias no bairro Miguel Russo.

Moradores protestaram depois do alagamento provocado pelo rompimento de uma barragem


As equipes da Defesa Civil passaram a madrugada no bairro para auxiliar os moradores e a prefeitura já acionou o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAAE) para verificar esta barragem e outras que existem na região.
Moradores de bairros próximos estão fazendo a arrecadação de água, alimentos e roupas para ajudar as famílias e comerciantes que perderam tudo com a inundação.
Edição – Alessandra Santos
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Governo pede investigação sobre alta no preço dos combustíveis

O governo federal vai investigar os recentes aumentos nos preços dos combustíveis registrados em postos…

8 minutos atrás

Dia Mundial do Rim: doenças renais são silenciosas e exigem atenção

Em maio de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a doença renal como…

16 minutos atrás

Secretária de Finanças de Itu é exonerada e passa a usar tornozeleira eletrônica

A secretária municipal de Finanças de Itu, Monis Marcia Soares, foi exonerada nesta quinta-feira (12)…

1 hora atrás

Operação da Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Itu, interior de SP

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira, 12 de março, mandados contra suspeitos de fraudes em…

3 horas atrás

Motoboys terão adicional de periculosidade a partir de 3 de abril

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) assinou uma portaria que define que motoboys e profissionais que…

5 horas atrás

Com Wagner Moura, Oscar divulga todos os apresentadores de 2026

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quarta-feira (11), o quarto e último grupo de…

17 horas atrás