Jornalismo

Relatório final do caso Satúrnia será apresentado por comissão especial

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Sorocaba que apura as denúncias de crime ambiental no terreno da antiga fábrica de baterias Saturnia, na Zona Industrial, deverá entregar seu relatório final nesta semana.
A informação é do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que preside a comissão, formada, também, pela vereadora Iara Bernardi (PT) e pelo vereador Hudson Pessini (MDB).
Conforme adianta João Donizeti, o relatório traz um histórico detalhado dos diversos estudos ambientais realizados na área ocupada pela empresa Saturnia (anteriormente Microlite), entre janeiro de 1995 até maio de 2011. “Já naquele primeiro estudo ambiental de 1995, realizado pela Cetesb para avaliar a contaminação por chumbo no solo, vegetação, águas superficiais e nos sedimentos dos córregos, foi constatado que havia contaminação por metais pesados na área”, afirma.
Segundo João Donizeti, com base nesse histórico de avaliações ambientais e nas condições atuais da área, a Comissão Especial irá fazer recomendações aos órgãos públicos responsáveis, no sentido de buscar medidas mitigadoras para esse passivo ambiental.
O relatório, elaborado com a assessoria de uma empresa especializada contratada pela Câmara, também mapeia os nomes dos diversos controladores da empresa ao longo de sua existência, com o objetivo de apurar responsabilidades e cobrar ações para minimizar os danos causados.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Comissão do Senado aprova indicação de Messias ao STF

O nome de Jorge Messias, advogado-geral da União e indicado de Lula para assumir uma cadeira…

48 minutos atrás

INSS vai barrar pedido repetido de aposentadorias, pensões e auxílios para diminuir fila

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai limitar pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios para evitar…

2 horas atrás

Pedreira em Salto de Pirapora é interditada pelo Ministério do Trabalho e Emprego

A pedreira Ponte Alta da empresa Votorantim Cimentos foi interditada nesta quarta-feira (29), pelo Ministério do…

4 horas atrás

Prazo para isenção de taxa do Enem 2026 termina nesta quinta-feira

O prazo para os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame…

9 horas atrás

Uma em cada 10 crianças de 4 e 5 anos não vai à creche em 876 cidades

Apesar de a matrícula em unidades de educação infantil a partir dos 4 anos de…

9 horas atrás

Sorocaba retoma passe livre estudantil para 25 mil alunos a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Sorocaba confirmou a retomada do passe livre estudantil no transporte público municipal.…

9 horas atrás