Jornalismo

CPFL Piratininga apresenta plano para reordenar cabos de postes em Sorocaba

A CPFL Piratininga apresentou à Prefeitura de Sorocaba um plano de reordenamento dos cabos de telecomunicações espalhados pelas mais de 5.800 ruas da cidade.
O plano de atende a uma solicitação feita pela prefeita Jaqueline Coutinho com base na lei 11.312/2016, que seu artigo 1º obriga a empresa de distribuição de energia elétrica, detentora da infraestrutura de postes, a observar o correto uso do espaço público de forma ordenada em relação ao posicionamento e alinhamento de todas as fiações, cabeamentos e equipamentos instalados nos mesmos.
O objetivo é o reordenamento dos cabos de telecomunicações e visa a remoção daqueles que estão desativados, regularização técnica e agrupamento de cabos das empresas de mesmo grupo econômico. Além disso, o plano visa melhorar a segurança e o aspecto visual das ocupações existentes nesses locais.
O plano foi apresentado à chefe do Executivo pelos técnicos da companhia no Palácio dos Tropeiros. A reunião contou com a presença dos secretários de Planejamento e Projetos (Seplan), Fábio Martins; Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Wilson Unterkircher Filho, além do presidente da Urbes, Sérgio Pires Abreu. O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini, que apresentou requerimento em que solicitava informações à prefeita sobre o assunto, também participou da reunião.
De acordo com o plano, apresentado pelos técnicos da companhia, a partir desta terça-feira (03), a CPFL dará início a um projeto piloto de reordenamento dos cabos nas avenidas Rudolf Dafferner e Fernando Stecca, ambas na zona industrial da cidade. Na avenida Rudolf Dafferner o trabalho envolve 40 postes, numa extensão de 1,5 quilômetro. Já na Fernando Stecca são 88 postes ao longo de três quilômetros. Até fevereiro esse serviços estarão completos.
Já o plano envolvendo todo o cabeamento da cidade deverá ser feito ao longo dos próximos cinco anos. No total os serviços vão abranger 364 bairros, 5.816 ruas, em 74.722 postes e 3.444 quilômetros de redes.
A prefeita Jaqueline Coutinho destacou a importância da realização desse plano de reordenamento dos cabos de telecomunicação. “Temos uma problemática instalada com a quantidade exorbitante de cabeamento inutilizados que são simplesmente deixados nos postes pelas empresas concessionárias de serviços públicos. Isso reflete na poluição visual, aumento do risco de acidentes e outros transtornos. Por isso, precisamos que a empresa detentora tome providências e esse plano venha a resolver esse problema”, disse a prefeita.
A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da Câmara, que também questionou sobre a problemática. “A empresa de distribuição de energia elétrica, detentora da infraestrutura de postes, é obrigada a observar o correto uso do espaço público de forma ordenada em relação ao posicionamento e alinhamento de todas as fiações. Esperamos que esse plano resolva o problema”, disse o vereador, presidente da Câmara.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Câmara aprova projeto que permite uso de spray de pimenta por mulheres para autodefesa

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o…

46 minutos atrás

Clássicos estaduais marcam a sexta rodada do Brasileirão neste fim de semana

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (14) com dois jogos…

3 horas atrás

Morre aos 96 anos o filósofo alemão Jürgen Habermas, referência do pensamento contemporâneo

Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…

3 horas atrás

Congresso promulga acordo comercial entre Mercosul e União Europeia após mais de 20 anos de negociações

O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…

5 horas atrás

Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e apresenta piora da função renal, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star,…

5 horas atrás

Anderson Silva anuncia que vai iniciar formação para atuar na polícia nos Estados Unidos

Um dos maiores nomes da história do MMA, o brasileiro Anderson Silva iniciou um novo…

6 horas atrás