Esportes

Pinacoteca Municipal reabre com uma nova exposição

A Pinacoteca Municipal de Sorocaba será reaberta nesta terça-feira (26) já com uma nova exposição. Dessa vez, os visitantes poderão conferir a mostra “Hiléia”, composta por 55 fotografias de Antonio Saggese, tiradas em viagens pelas matas e igarapés paraenses.
Realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a exposição foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Na mostra, o fotógrafo busca por um olhar diferenciado em suas fotos, as quais não se encaixam nem como “fotografia de natureza” e tampouco como documentação ou denúncia, porém exibem uma beleza natural amazônica a partir de imagens fruto de duas séries de trabalho do artista: “Hiléia” e “Yg”.
Na tentativa de capturar os momentos mais significativos da vida amazônica, Saggese colocou-se em meio à mata para construir uma justaposição de elementos heterogêneos que representassem o local. Como resultado de seu trabalho, a mostra foi vencedora do Prêmio Brasil de Fotografia na categoria Ensaio Impresso de 2017.
Antonio Saggese é graduado em Arquitetura e Mestre e Doutor em Filosofia (Estética). Dedica-se a fotografia desde 1969 e em 1983/84, foi para Milão para fazer estágio em estúdios de fotografia de móveis e design, além de programas de aperfeiçoamento. Também trabalha como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, ainda realiza trabalhos em fotografia nas áreas de arquitetura, design e documentação de obras de arte.
A mostra ficará disponível para visitação até o dia 09 de fevereiro de 2020, e poderá ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A Pinacoteca Municipal está localizada na Rua Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1026.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

PF prende policiais civis do Rio que extorquiam integrantes do CV

Policiais federais prenderam na manhã desta terça-feira (10) três policiais civis do Rio de Janeiro,…

21 minutos atrás

Prefeitura de Votorantim abre licitação para compra de ovos de Páscoa em meio a contingenciamento e pede crédito especial à Câmar

Mesmo com medidas de contingenciamento em vigor até julho, a Prefeitura abriu uma licitação estimada…

22 minutos atrás

Homem morre após ser atropelado por carreta na Raposo Tavares, em Araçoiaba da Serra

Um pedestre morreu após ser atingido por uma carreta na madrugada desta terça-feira (10) na…

35 minutos atrás

Ações de Israel no Líbano deslocam 667 mil pessoas em uma semana

Os ataques e as ordens de evacuação em massa de Israel no Líbano forçaram o…

41 minutos atrás

Prefeitura interdita Parque Porto das Águas após transbordamento do Rio Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba determinou a interdição temporária do Parque Porto das Águas após o…

1 hora atrás

Economia e Negócios: Piscicultura brasileira atinge marco histórico em 2025 e supera 1 mi de toneladas

A piscicultura brasileira atingiu um marco histórico em 2025, superando 1 milhão de toneladas de…

1 hora atrás