Jornalismo

Secretaria Estadual da Educação faz campanha para que jovens e adultos voltem à escola

A Secretaria Estadual da Educação começou uma campanha de busca ativa para trazer de volta aos estudos os jovens e adultos que os interromperam antes da conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
Para isso, os interessados podem se inscrever nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 31 de outubro.
Cada início de semestre representa uma nova entrada de cidadãos que podem completar os estudos na modalidade. “É muito importante perceber o quanto é significativo esse momento inicial para cada um deles. A decisão de retomar os estudos representa uma mudança no projeto de vida”, salienta a coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape), Cristina Mabelini.
Parceria
Vale destacar que a Efape será parceira da pasta na divulgação da Busca Ativa para todos os interessados. Os cursos de EJA recebem pessoas com características diversificadas, histórias e experiências de vida singulares. Os cursos da são presenciais, de frequência obrigatória e com duração semestral.
O Fundamental é divido em quatro termos (2 anos), enquanto o Médio foi organizado em três (1 ano e meio) e indicado a maiores de 18 anos. Os estudos concluídos com êxito na modalidade regular podem ser aproveitados.
O cadastro pode ser feito em qualquer escola da rede e também pelo Poupatempo. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar. No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.
Autoestima
O EJA cumpre mais do que o papel de completar o estudo. De acordo com especialistas, a modalidade também reforça a independência e cidadania de cada indivíduo. “Para mim, estudar era uma coisa que não tinha sentido. Mas estar aqui me fez ver como é importante retomar a formação e como ela vai além de apenas conteúdos na lousa. É uma coisa humana”, revela Valeria Guerra, que se formou em 2018 pela Escola Estadual João Vieira de Almeida.
Outro ponto importante é o resgate da confiança e a possibilidade de novas chances na sociedade. “Ajudar essas pessoas a resgatar a autoestima e buscar novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, enfatiza a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Carapicuíba.
A experiência de quem cursou comprova a mudança. Cozinheira experiente, Maria das Graças voltou às salas de aula para tentar uma chance de promoção no emprego atual. “Não importa o quanto você saiba ou tenha aprendido dentro da cozinha. Todos ainda querem o conhecimento que só vem da sala de aula”, conclui.
Com informações da Secretaria Estadual da Educação 
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Câmara aprova projeto que permite uso de spray de pimenta por mulheres para autodefesa

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o…

2 horas atrás

Clássicos estaduais marcam a sexta rodada do Brasileirão neste fim de semana

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (14) com dois jogos…

4 horas atrás

Morre aos 96 anos o filósofo alemão Jürgen Habermas, referência do pensamento contemporâneo

Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…

4 horas atrás

Congresso promulga acordo comercial entre Mercosul e União Europeia após mais de 20 anos de negociações

O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…

6 horas atrás

Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e apresenta piora da função renal, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star,…

6 horas atrás

Anderson Silva anuncia que vai iniciar formação para atuar na polícia nos Estados Unidos

Um dos maiores nomes da história do MMA, o brasileiro Anderson Silva iniciou um novo…

7 horas atrás