A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), recebeu nesta quinta-feira (19) a confirmação do primeiro caso positivo de sarampo.
O paciente é uma criança de 1 ano e 9 meses de idade e passa bem. O Departamento de Vigilância Epidemiológica (VGE) já realizou as ações de bloqueio das pessoas que tem contato com a criança bem como na creche que frequenta.
De acordo com a Sesa, o caso confirmado trata-se de uma notificação emitida no mês de agosto. Com isso a cidade tem até o momento 30 notificações; desses 08 foram descartadas, e os demais aguardam resultados.
Até o momento, foram vacinadas 469 crianças menores de um ano contra o sarampo. A Meta é vacinar 970. Desde a última segunda-feira (16) a Sesa está administrando a dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) em três Unidades Básicas de Saúde por dia, a medida atende à orientação do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE), tendo em vista que a vacina está sendo entregue ao município em frascos que contêm dez doses, evitando, assim, o desperdício.
Desse modo, a Secretaria da Saúde (Sesa), disponibilizará a vacina em três unidades por dia, seguindo o mesmo procedimento já adotado com as vacinas da febre amarela.
Ainda de acordo com a Sesa, a medida objetiva facilitar a vacinação dos menores de um ano, principalmente a faixa etária de 09 meses que, conforme o calendário de vacinação, deve receber também a dose única da vacina contra a febre amarela, visto que a prioridade no momento é a cobertura vacinal contra o sarampo, devido ao surto da doença em todo o estado.
A vacina será aplicada durante o horário de funcionamento das unidades.
Confira os dias e locais:
Segunda-feira
UBS Vila Nova Votorantim – Avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925 – Vila Nova Votorantim
UBS Barra Funda – Rua Lopes Chaves – Barra Funda
ESF Jardim Cristal – Rua Élcia Pinto da Rosa
Terça-feira
ESF Jardim Tatiana – Rua Adriano Maciel de Queiroz
ESF Promorar – Rua Boaventura Maganhato – Promorar
ESF Vila Amorim – Rua José Antônio de Mello, 81 – Vila Amorim
Quarta-feira
ESF Green Valley – Rua José Raimundo da Silva
UBS Vila Garcia – Avenida Isabel Ferreira Coelho, 271 – Vila Garcia
Jardim Serrano – Rua Francisco Lopes de Almeida, 76 – Jardim Serrano
Quinta-feira
UBS Jardim Novo Mundo
Rua Abílio Maia, 46 – Jardim Novo Mundo
UBS Rio Acima – Avenida Octávio Augusto Rangel, 1.282 – Rio Acima
UBS Jardim Clarice – Rua Mercedes NardiArcuri – Jardim Clarice
Sexta-feira
UBS Jardim Archila – Rua Lázara Bueno de Arruda, 68 – Ângelo Vial
UBS Parque Bela Vista – Av. São João, 867 – Parque Bela Vista
UBS Itapeva – Rua João Santiago Figueira, 200 – Itapeva
Com informações da Secom Votorantim
Edição – Alessandra Santos
A Formula 1 confirmou o cancelamento de duas etapas da temporada 2026: o Grande Prêmio…
Especialistas do setor de energia e entidades ligadas ao petróleo afirmam que os aumentos considerados…
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o…
A sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (14) com dois jogos…
Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…
O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…