Jornalismo

Dini explica sobre afastamento de Cintia de Almeida: "decisão difícil"

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Fernando Dini (MDB), falou hoje (6) no Jornal da Cruzeiro sobre o afastamento da vereadora suplente Cintia de Almeida da Câmara de Sorocaba a partir de uma decisão da Mesa Diretora e que foi uma das decisões mais difícieis que ele já tomou pela representatividade da parlamentar e por ser a presidente de seu partido.
O vereador disse que foi seguida a orientação da Consultoria Jurídica da Casa porque a lei determina que um suplente só pode assumir uma cadeira no Legislativo sorocabano no caso de morte, cassação, renúncia do vereador ou quando o titular da vaga vira secretário. Mas, a legislação (do regimento interno e Lei Orgânica do Município) não fala que o suplente pode assumir por afastamento judicial, como é o caso da vereadora Cintia.

O presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini, falou sobre a decisão de afastar a vereadora Cintia de Almeida que é suplente


Neste caso, ele afirma que a ideia é mudar a lei no futuro para permitir que nestes casos o suplente possa permanecer no cargo até a definição do Judiciário sobre o afastamento.
Dini lembrou que o afastamento começou a partir do pedido que Marinho Marte (PPS) fez à Mesa Diretora para receber seu salário como vereador, mesmo que afastado.
O Ministério Público recomendou que o pagamento não seja feito, já o Judiciário disse que a decisão é da Câmara de Sorocaba.
O vereador também falou sobre a situação crítica no orçamento da Saúde e dos roubos registrados nas feiras livres.
Dini ainda explicou como buscou a parceria da OAB Sorocaba para realizar um mutirão de advocacia para analisar os possíveis juros abusivos que estão sendo cobrados das contas de condomínio dos moradores dos conjuntos habitacionais Carandá, Altos de Ipanema e Viver Melhor
A ação acontece neste sábado (7), das 8h às 12 h na Rua 6, número 85, no Altos do Ipanema, e será direcionada aos moradores deste e dos bairros Carandá e Viver Melhor. Oito advogados da OAB estarão no local para dar assessoria jurídica.
Ouça!
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Guerra no Oriente Médio faz Fórmula 1 cancelar GPs do Bahrein e da Arábia Saudita

A Formula 1 confirmou o cancelamento de duas etapas da temporada 2026: o Grande Prêmio…

11 horas atrás

Especialistas apontam privatização da BR Distribuidora como fator para alta de combustíveis em São Paulo

Especialistas do setor de energia e entidades ligadas ao petróleo afirmam que os aumentos considerados…

12 horas atrás

Câmara aprova projeto que permite uso de spray de pimenta por mulheres para autodefesa

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o…

14 horas atrás

Clássicos estaduais marcam a sexta rodada do Brasileirão neste fim de semana

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (14) com dois jogos…

16 horas atrás

Morre aos 96 anos o filósofo alemão Jürgen Habermas, referência do pensamento contemporâneo

Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…

17 horas atrás

Congresso promulga acordo comercial entre Mercosul e União Europeia após mais de 20 anos de negociações

O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…

18 horas atrás