Winner Ferrari's Monegasque driver Charles Leclerc (C) holds his trophy and gestures towards the sky in tribute to late French driver Anthoine Hubert next to second placed Mercedes' British driver Lewis Hamilton (L) and third placed Mercedes' Finnish driver Valtteri Bottas (R) on the podium after the Belgian Formula One Grand Prix at the Spa-Francorchamps circuit in Spa on September 1, 2019. (Photo by JOHN THYS / AFP)
O GP da Bélgica marcou o encerramento de importantes jejuns na Fórmula 1. Neste domingo (1), o monegasco Charles Leclerc segurou as investidas de Lewis Hamilton no final para ser o mais rápido no circuito de Spa-Francorchamps, conquistar a primeira vitória de sua carreira na principal categoria do automobilismo mundial e ajudar a Ferrari a derrubar um jejum de quase um ano sem vitória.
A escuderia italiana não colocava um piloto no lugar mais alto do pódio desde o GP dos EUA em outubro do ano passado, quando Kimi Raikkonen, hoje na Toro Rosso, foi o vencedor.
Leclerc se tornou o primeiro piloto de Mônaco a vencer uma corrida na história da Fórmula 1. O jovem, corajoso e arrojado, comemorou muito o resultado com a sua equipe, que veio mesmo após a pressão do pentacampeão mundial Hamilton no final da prova.
Antes da corrida, o francês Anthoine Hubert, que morreu depois de um acidente trágico na corrida da Fórmula 2 no sábado, foi lembrado pelos pilotos e equipes, que fizeram um minuto de silêncio. A mãe do piloto falecido esteve no circuito e foi presenteada com o capacete do filho. Leclerc era próximo de Hubert e também homenageou o amigo, ao cravar o nome dele em sua Ferrari.
“Por um lado é um sonho que tinha desde criança sendo realizado, mas por outro tem sido um fim de semana difícil. Cresci com Anthoine e quero dedicar essa vitória a ele”, declarou Leclerc.
Com o segundo lugar na Bélgica, Hamilton amplia a diferença na liderança do Mundial de Pilotos. O inglês tem 268 pontos, 65 de vantagem sobre o companheiro de Mercedes Valtteri Bottas, vice-líder do campeonato e que finalizou a prova em terceiro.
A Ferrari, que havia feito a dobradinha no sábado na sessão classificatória, ficou perto de colocar seus dois pilotos na primeira fila no traçado belga, mas Sebastian Vettel, que chegou a liderar a prova, caiu de rendimento e chegou em quarto, levando um ponto a mais por ter feito a volta mais rápida. O alemão completou um ano sem triunfos na F1 no último dia 26. Neste dia, em 2018, ele venceu justamente o GP da Bélgica.
Beneficiado pela quebra do motor de Lando Norris na última volta, Alexander Albon foi o quinto colocado. O tailandês, que largou no fim do pelotão, fez seus primeiros pontos como piloto da Red Bull e atingiu o melhor resultado da carreira na categoria.
Completaram os Top 10, da sexta à décima posições, o mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, o russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, o alemão Nico Hulkenberg, da Renault, o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso e o canadense Lance Stroll, da Racing Point. Ele ainda é o terceiro na classificação geral do campeonato, com 181 pontos, mas viu Vettel, com 169, encostar. Leclerc tem 157 e é o quinto.
O holandês Max Verstappen teve de abandonar a prova depois de um incidente logo na largada e ficou sem pontuar nesta temporada pela primeira vez. O piloto da Red Bull se chocou com o finlandês Kimi Raikkonen, da Toro Rosso, quebrou a suspensão e bateu no muro, provocando o safety car. No dia do seu aniversário de 25 anos, o espanhol Carlos Sainz Jr, também não completou o percurso em razão de problemas com a sua McLaren.
Os pilotos voltam a acelerar no próximo final de semana, no GP da Itália, a 14ª de 21 etapas da temporada da Fórmula 1. A corrida em Monza será no domingo e a largada está prevista para as 10h10 (de Brasília).
Confira a classificação do GP da Bélgica:
1) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1h23min45s710
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s981
3) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 12s585
4) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 26s422
5) Alexander Albon (TAI/Toro Rosso, a 1min21s325
6) Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 1min24s448
7) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1min29s657
8) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 1min46s639
9) Pierre Gasly (FRA/Red Bull), a 1min49s168
10) Lance Stroll (CAN/Racing Point), 1min49s838
11) Lando Norris (ING/McLaren), a uma volta
12) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta
13) Romain Grosjean (FRA/Haas), a uma volta
14) Daniel Ricciardo (AUS/Renault), a uma volta
15) George Russell (ING/Williams), a uma volta
16) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta
17) Robert Kubica (POL/Williams), a uma volta.
Abandonaram a prova:
Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo).
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…
O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…
O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star,…
Um dos maiores nomes da história do MMA, o brasileiro Anderson Silva iniciou um novo…
Uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec indica que a maioria dos brasileiros recebeu com entusiasmo a…
Equipes da concessionária de energia e de empresas de telecomunicações trabalham desde a manhã deste…