As secretarias de Saúde de todos os estados começaram a receber esta semana as doses extras da vacina tríplice viral, para garantir a imunização extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,6 milhão de doses estão sendo distribuídas.
Desse total, 960 mil e 907 doses foram enviadas para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo. O estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos e registra uma morte pela doença este ano, recebeu o maior número de doses (56%).
“A vítima foi um homem de 42 anos, que não tinha recebido nenhuma dose da vacina ao longo da vida, e tinha histórico de comorbidade, ou seja, com um quadro de várias doenças. Nessa faixa etária, a pessoa deve ter pelo menos uma dose da vacina”, informou o ministério.
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o ministério trabalha para erradicar a doença e recuperar o certificado de eliminação do sarampo no Brasil. “Para isso, a pasta tem atuado de forma integrada com os estados e municípios, para intensificar as ações de cobertura vacinal na rotina, além das vacinações de reforço nas crianças, que é a faixa etária com maior risco para complicação em decorrência da doença, e de bloqueio”, disse.
A vacina tríplice viral está disponível nos mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Ela previne também contra rubéola e caxumba.
Com informações da Agência Brasil
Edição – Alessandra Santos
Uma mulher de 43 anos morreu na manhã de terça-feira (5) após um incêndio causado…
Um adolescente de 14 anos foi flagrado dirigindo um carro, em via pública, na manhã…
O governo federal liberou às 18h desta terça-feira (5) o sistema que viabiliza a nova fase…
A banda australiana Men at Work terá uma importante missão nos próximos dias: realizar uma turnê…
O Smart Sampa Sorocaba, sistema de videomonitoramento inteligente da Prefeitura de Sorocaba, por meio das…
A UniFacens acaba de alcançar um marco importante na área de sustentabilidade: a certificação Lixo…