Jornalismo

Em clima tranquilo, deputados debatem a reforma pelo segundo dia

A expectativa do presidente e do relator do colegiado, respectivamente, deputados Marcelo Ramos (PL-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP) é que, com o acordo feito com líderes de oposição para essa fase de discussão, hoje seja mais um dia de debates tranquilos com parlamentares contrários e favoráveis ao texto. Pelo entendimento, todos os inscritos terão a palavra garantida, desde que estejam presentes na hora em que forem chamados.
Após essa fase, que deve ser encerrada na próxima segunda-feira (24) ou na terça-feira(25), o relator poderá apresentar um parecer complementar, que pode ter ajustes na redação, para deixar alguns pontos mais claros, e também no mérito, caso ele, nos debates, seja convencido a fazer alguma mudança mais significativa.
Por enquanto, o relator disse que não viu nada para fazer mudanças em seu relatório. “Ontem (18), não vi nada ainda muito forte que tenha muita divisão com relação a uma alteração ou outra no substitutivo que apresentamos. Vamos ainda colher mais opções, sugestões, durante esses dias, para [se for o caso utilizar em] um voto complementar”, disse pouco antes do início da reunião.
Ontem (18), dos 155 inscritos para debater a matéria, 51 falaram, sendo 14 líderes. O PSL e o PT, que têm as maiores bancadas na Casa, foram os que mais se manifestaram, com nove deputados, cada. Nessa fase de discussão, membros da comissão têm 15 minutos para falar e não membros 10 minutos, já os líderes partidários podem pedir a palavra e têm tempo proporcional ao tamanho de suas bancadas.
Feriado
Por causa do feriado de Corpus Christi, amanhã (20), mais uma vez hoje o debate deve ir até a noite, com a retomada dos trabalhos na próxima terça-feira (25), quando o presidente espera que seja encerrada essa fase. Na quarta-feira (26) e na quinta-feira (27) a expectativa é de que o parecer seja votado. A previsão, no entanto, pode ser frustrada pelo calendário de festas juninas, que tradicionalmente esvazia o quórum na Casa pela ausência de parlamentares da Região Nordeste.
Depois de votado na Comissão Especial, a matéria seguirá para o plenário da Câmara onde precisa passar por dois turnos de votação. Para ser aprovado, o texto precisa do apoio de, pelo menos, 308 deputados. O recesso parlamentar está previsto para começar no dia 18 de julho.
Com informações da Agência Brasil
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Rolling Stones anunciam data de lançamento do novo álbum ‘Foreign Tongues’

A banda Rolling Stones anunciou o lançamento de "Foreign Tongues", novo álbum de estúdio do grupo. Previsto…

2 horas atrás

Ranking mostra São Paulo como estado mais competitivo do país, com melhor economia no triênio 2023-2025

São Paulo registrou o melhor desempenho econômico entre todas as unidades da federação nos últimos…

2 horas atrás

Homem morre atropelado após tentar pegar boné na Raposo Tavares, em Sorocaba

Um homem morreu, na tarde desta quarta-feira (6), após ser atropelado por uma motocicleta ao…

5 horas atrás

UBSs realizam ações referentes à conscientização e demonstração da Manobra de Heimlich

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizarão, durante o mês de maio, ações de conscientização…

5 horas atrás

Frente fria provoca chuvas intensas em grande parte do país

Uma frente fria associada a áreas de instabilidade deve influenciar as condições do tempo em…

5 horas atrás

Jovem empresário é morto a tiros dentro de loja no Centro de Porto Feliz

Um empresário de 26 anos foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (6), dentro…

5 horas atrás