Jornalismo

Número de Whatsapp permite denúncias de infração de trânsito em Sorocaba

Seja um fiscal do trânsito. Esse é o convite feito na última sexta-feira (30) pela Prefeitura de Sorocaba,por  meio da Urbes – Trânsito e Transportes, no lançado da Primeira Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito, com o objetivo de educar os motoristas.
O secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante enfatizou que o objetivo principal é educar a população, possibilitando que os próprios cidadãos participem e colaborem para um trânsito mais seguro. “Queremos coibir infrações, mesmo que pequenas, pois elas podem causar grandes transtornos como acidentes e até mortes no trânsito.” enfatiza.
Funciona assim: qualquer cidadão poderá enviar vídeos ou fotos pelo whatsapp do trânsito, (15) 99183 0037, para CCO – Centro de Controle Operacional da Urbes. A denúncia pode ser através de foto, vídeo, áudio ou texto informando o ato de infração. Os agentes de trânsito do CCO verificarão pelas câmeras de videomonitoramento ou enviando um agente de trânsito ao local se a denúncia procede. Caso seja constatado a irregularidade, o infrator poderá ser autuado pelo agente de trânsito. É importante que seja comunicado data, hora e local.
Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.
A iniciativa foi ideia do Juiz de Direito da 1a Vara Criminal de Sorocaba, Dr. Jayme Walmer de Freitas, que solicitou o apoio da Prefeitura e da Polícia Militar, que prontamente atenderam. “A grande ideia é que através de um número de whatsapp, o cidadão de Sorocaba quando vir uma infração de trânsito, possa tirar uma foto ou mandar uma mensagem, em voz para que o agente de trânsito envie um agente ao local. Essa ação deve ser desencadeada a partir do contato do cidadão.” destaca.
O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, enfatizou a importância desta sinergia, dessa política pública do governo com o poder judiciário e a população. “É muito satisfatório ver o poder judiciário e o poder executivo trabalharem juntos, podemos conferir o fruto do que a nossa Constituição conceitua, que seja justa e igualitária, baseada no desenvolvimento da população.” completa.
É importante enfatizar que o cidadão fará apenas a denúncia, cabendo ao agente de trânsito autuar, caso seja constatado a infração.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

6 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

8 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

11 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

11 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

11 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

11 horas atrás