Jornalismo

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, obras do Palacete Scarpa devem terminar em 6 meses

As obras do Palacete Scarpa estão em andamento e devem ser concluídas em 6 meses, segundo nota da Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba.
A restauração do prédio consiste na fachada, na lateral e no fundo do prédio; a recuperação do forro do térreo e do segundo andar; do telhado e da rampa de acessibilidade, mantendo sua arquitetura original.
O restauro do prédio histórico é possível a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), que concorreu a um edital da Caixa Econômica Federal (CEF) e foi contemplada em 2013 com os recursos por meio do Ministério do Turismo.
A obra está sendo desenvolvida pela Baruque Restaurações, empresa vencedora da licitação, e com o gerenciamento e acompanhamento  da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo).
Atualmente, o telhado e o forro do segundo andar foram recuperados e uma nova caixa d’água foi colocada. Os próximos passos são a reconstrução do telhado do andar térreo e serviços de alvenaria. Todos os materiais utilizados na obra passam por testes de qualidade antes da aplicação.
O Palacete Scarpa está localizado na esquina das ruas Álvaro Soares e Souza Pereira, no Centro de Sorocaba e sedia a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), no primeiro andar, e a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), no segundo andar.
Sobre o Palacete Scarpa
Localizado no Centro de Sorocaba, na Rua Souza Pereira, o Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921 em estilo neoclássico com linhas greco-romanas e foi inaugurado em 1922.
Considerado uma das mais importantes construções históricas da cidade, por apresentar uma arquitetura imponente e por fazer parte do desenvolvimento econômico da cidade, o prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2013, com o decreto municipal nº 20.884/2013.
O Palacete Scarpa foi residência, banco, hotel e depois se tornou repartição pública.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Congresso promulga acordo comercial entre Mercosul e União Europeia após mais de 20 anos de negociações

O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…

54 minutos atrás

Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e apresenta piora da função renal, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star,…

1 hora atrás

Anderson Silva anuncia que vai iniciar formação para atuar na polícia nos Estados Unidos

Um dos maiores nomes da história do MMA, o brasileiro Anderson Silva iniciou um novo…

2 horas atrás

Pesquisa aponta que 63% dos brasileiros sentem orgulho das indicações do país ao Oscar 2026

Uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec indica que a maioria dos brasileiros recebeu com entusiasmo a…

3 horas atrás

Incêndio em central de cabos mobiliza equipes de energia e telecomunicações no centro de Sorocaba

Equipes da concessionária de energia e de empresas de telecomunicações trabalham desde a manhã deste…

4 horas atrás

Antonelli faz história e conquista a pole do GP da China na Fórmula 1

O italiano Andrea Kimi Antonelli escreveu um capítulo histórico na Fórmula 1 neste sábado ao…

5 horas atrás