Técnicos do Ministério da Saúde visitam Santa Casa e dão último aval para início da radioterapia

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/01/2020

Representantes do Ministério da Saúde realizaram nesta quinta-feira (23) a última visita na Santa Casa de Sorocaba para oficializar e documentar a transferência da responsabilidade da casamata, que abriga o novo acelerador linear, para o hospital. O equipamento fará o tratamento de radioterapia aos pacientes com câncer de toda a região.
Também estiveram na vistoria os técnicos das empresas a Intus Engenharia – construtora responsável pela reforma da casamata – e a Varian – fornecedora do Acelerador Linear, além de representantes da Núcleon, que será a responsável pela operacionalização do equipamento de radioterapia.
Agora, o ministério deve definir junto com o hospital a data oficial da inauguração, que ocorrerá nas próximas semanas, para assim a Santa Casa iniciar o atendimento.
Histórico
O equipamento foi custeado pelo Ministério da Saúde, no valor aproximado de R$ 6 milhões, e é o que existe de mais moderno no tratamento oncológico e foi importado dos Estados Unidos e chegou à cidade em outubro de 2018.
O governo federal também bancou a construção da casamata, que é uma instalação mais reforçada para receber o equipamento.
A recepção e outras instalações que vão receber os pacientes foram reformadas para oferecer conforto a quer for às sessões de radioterapia e em novembro de 2019, toda a estrutura recebeu aval técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para funcionar, restando apenas a última vistoria feita pelo Ministério da Saúde ontem.

 A expectativa do gestor da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, é que nas próximas semanas o aparelho comece a funcionar. Os pacientes serão encaminhados pela Rede Hebe Camargo, que é da Secretaria Estadual de Saúde, que regula as vagas no SUS no estado de São Paulo para os pacientes que precisam de quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas.
Com informações da Santa Casa de Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo