Parques de Sorocaba são opções de passeio neste fim de semana de feriado prolongado

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/11/2019

Os sorocabanos que permanecerem em Sorocaba neste feriado da Proclamação da República (15 de novembro) podem aproveitar os parques da cidade e desfrutar de momentos agradáveis com a família e amigos em meio à natureza. Com exceção do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, todos os espaços ecológicos têm entrada gratuita.
Administrados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), além de oferecer qualidade de vida à população que vive em seu entorno, esses espaços verdes têm como função também a preservação da biodiversidade local, a conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento da Educação Ambiental em todos os segmentos da sociedade.
Os sorocabanos podem fazer uma visita, por exemplo, ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Considerado um dos maiores e mais completos zoológicos da América Latina, o visitante encontrará cerca de 1.200 animais de aproximadamente 300 espécies, sendo algumas ameaçadas de extinção. O zoo funciona das 9h às 17h e o valor do ingresso é de R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso.
O Parque da Biquinha, que está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, é uma opção para quem busca contato com a natureza, lazer educativo e melhor qualidade de vida. O parque conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, nascentes e uma bica. O espaço é aberto das 8h às 17h.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, cartão-postal da cidade, localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jd. Dois Corações, é outra opção. Além de uma coleção especial de plantas, o visitante vai se encantar pela área de 70 mil m² protegida. O espaço ainda conta com o Palacete de Cristal – inspirado nos Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba -, orquidário, um jardim de plantas medicinais, trilhas, mirantes, alamedas e fragmentos de vegetação natural. O horário de visita é das 9h às 17h.
Outra boa opção é o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que fica na rua România, 150, no Jardim Europa, e também ficará aberto para o público neste feriado, das 8h às 17h. O parque possui cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e lagos. A estrutura conta com playground, anfiteatro, quiosques, e oferece ainda, um ‘Jardim Sensorial’, voltado especialmente para pessoas com deficiência, transmitindo diferentes sensações, de tato, olfato e até mesmo de sabor.
Os sorocabanos ainda podem visitar o Parque Natural “Chico Mendes”, que possui uma área de 15 hectares, equipado com quiosques com churrasqueiras, playground, banheiros, viveiro de mudas, meliponário e trilhas ecológicas, que compõe um ambiente agradável para um feriado em família. O parque está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.
Sorocaba também conta com o Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”. Quem for à unidade de conservação poderá fazer a trilha autoguiada na qual, por meio de placas educativas instaladas no Parque da Biodiversidade e de um guia impresso, recebem informações sobre o local e poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies de plantas e animais existentes no espaço. A cuíca-de-três-listras é símbolo do PNMCBio. No parque e em seu entorno já foram registradas espécies como o veado-catingueiro, mão-pelada, gato-maracajá e até uma onça-parda, além de centenas de espécies de aves, inúmeros peixes e répteis.
Para participar das trilhas é necessário que os visitantes utilizem calça e sapatos fechados. Além disso, perneiras são obrigatórias e fornecidas pelo próprio parque. A orientação também é de que se use chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Durante o trecho percorrido é permitido que as pessoas levem apenas água e frutas. O Parque de Biodiversidade está localizado na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba, e abre de terça a domingo, das 9h às 17h.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo