Operação integrada GCM e PM autua 141 veículos e fiscaliza denúncias de aglomeração em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/04/2021

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) realizaram mão uma operação integrada em Sorocaba, para coibir “pancadões” e aglomerações. As ações ocorreram a partir das 20h do sábado (27) e prosseguiram até a madrugada deste domingo (28). Ao todo, houve a autuação de 141 veículos, dos quais acabaram 13 recolhidos, e 10 locais públicos e nove estabelecimentos foram averiguados, após denúncias.

A operação mobilizou 14 GCMs, em seis viaturas e 18 PMs, em seis viaturas e seis motos. Ainda, atuaram dois agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura. A equipe se reuniu na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPMI), no Cerrado, de onde as equipes partiram para diferentes pontos da cidade.

A ação contra “pancadões” ocorreu em áreas públicas no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Vila Helena e Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), locais onde costuma ocorrer concentração de jovens. Durante bloqueio de uma via na Vila Helena, uma mulher foi detida por tráfico de drogas e encaminhada para a Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte, pois dentro do carro dela havia um tijolo de maconha.

Durante o último plantão noturno, a GCM atendeu a 10 ocorrências para averiguação de aglomerações, também decorrentes de denúncias feitas por munícipes, via fone 153. Os guardas permaneceram nesses pontos até que as pessoas encontradas deixassem os locais.

Por exemplo, na noite de sábado, em uma praça na Vila Haro, havia 20 pessoas. Já, na madrugada de domingo, à 1h, mais vinte pessoas foram localizadas em pista de skate no bairro Central Parque e, à 1h30, também em uma praça, mas no Jardim dos Dálmatas, havia mais 20 pessoas aglomeradas. Às 3h40, uma guarnição ainda esteve no Parque da Vila Formosa, para atender a um caso semelhante.

A GCM ainda realizou patrulhamento preventivo em 50 próprios municipais, como unidades de saúde e de educação, de maneira a garantir a segurança. Em uma escola no bairro Sorocaba Park, a guarnição avistou uma escada encostada no muro, fez vistoria no local e não constatou nenhuma ocorrência. Além do fone 153 da GCM, a população também pode acionar o fone 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo