Liga de Basquete Feminino divulga no dia 27 novo formato de disputa

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/05/2020

A Liga de Basquete Feminino (LBF) realizou uma vídeoconferência na última quarta-feira, dia 20, com as oito equipes participantes da competição e comunicou que no próximo dia 27 divulgará um novo formato de disputa para a sequência do campeonato.
Com o novo plano em mãos, as equipes terão até o dia 2 de junho para se posicionarem se aceitam o formato apresentado ou se desistem da participação na Liga. Antes da paralisação, apenas três partidas foram disputadas. Entre elas, a estreia da Pró-Esporte, a equipe representante de Sorocaba na competição, no dia 12 de março, quando foi derrotada pelo Vera Cruz Campinas, por 98 a 85, fora de casa.
No atual regulamento, os times se enfrentam em partidas de ida e volta na primeira fase. Os oito melhores se classificariam para as quartas de final, decidida em uma melhor de três jogos, assim como a semifinal. A final seria concluída em uma melhor de cinco partidas.
O modelo proposto será mais curto, provavelmente dividido em dois grupos de quatro equipes, que enfrentam-se entre si e as duas melhores de cada chave avançam aos playoffs, para as disputas de semifinais e finais.
“Chegamos em uma fase decisiva para a realização da competição. Assim como todas as equipes, gostaríamos que a competição fosse realizada, mas irá depender do formato, custos e datas que serão apresentados”, posicionou-se o técnico da Pró-Esporte, Marcinho.
O comandante da equipe sorocabana pontua que os participantes vivem realidades econômicas diferentes. “Cada equipe possui um cenário financeiro diferente daquele que possuía antes da pandemia, isso certamente será um fator relevante na decisão.”
A Pró-Esporte também deve participar do Campeonato Paulista no segundo semestre. A Federação Paulista de Basquete (FPB) divulgará também no dia 27 o calendário, formato das competições e uma sugestão de protocolo de retorno.
A tendência é que a FPB proponha que os clubes voltem às atividades, desde que estejam liberadas pelos órgãos competentes, na segunda quinzena de julho. Já os campeonatos teriam início a partir do mês de agosto.
“Para esta competição temos um cenário mais tranquilo, por se tratar de equipes de um mesmo Estado e com um tempo maior para a realização dos campeonatos. Então estamos torcendo para que as coisas estejam ‘sob controle‘ até esta data”, completou Marcinho.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo