GCM e PM autuam veículos, fecham bares e dispersam aglomeração em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/02/2021

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba e a Polícia Militar (PM) realizaram, na noite de sexta-feira (26) e madrugada deste sábado (27), mais uma operação integrada de segurança pública, para prevenir a realização de “pancadões” na cidade e evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.

A operação se deu a partir de informações e denúncias recebidas pelas forças policiais e foi realizada no primeiro dia do chamado “toque de restrições” determinado pelo governo do estado, que proíbe a circulação de pessoas das 23h às 5h. Quem está no percurso do trabalho neste período pode se movimentar sem penalidades.

No total, 35 veículos foram autuados e seis apreendidos, entre motocicletas e automóveis nas regiões do Jardim Paineiras e da Vila Helena.

Agentes do setor de Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura, também atuaram, fiscalizando nove estabelecimentos comerciais em sete bairros: Jd. Nogueira, Jd. Botucatu, Recreio dos Sorocabanos, Campininha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jd. Leocádia, e Jd. Novo Horizonte, dos quais quatro foram fechados e autuados por irregularidades.

A saída das equipes ocorreu do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPMI) e as duas ações contra “pancadões” contaram com a participação de quatro GCMs e nove PMs. A operação começou às 20h e prosseguiu até as 2h23 deste sábado.

Nos dois pontos, ao todo 70 pessoas foram averiguadas e 64 veículos vistoriados, tanto pela GCM, quanto pela PM.

“As operações ocorreram de forma preventiva em espaços públicos, para inibir eventos clandestinos e não houve aglomerações em nenhum desses pontos”, destaca o secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão.

A GCM ainda atendeu a um caso de perturbação de sossego no Residencial Carandá, devido ao som alto. No local, houve dispersão de populares por volta das 4h50 deste sábado.

Estabelecimentos comerciais

Já, a ação dos fiscais da Prefeitura, que também foi motivada a partir de denúncias recebidas pelo setor, contou com o apoio de quatro GCMs, em duas viaturas, e foi realizada das 19h47 até a 1h05. Três dos estabelecimentos visitados, nos Jardins Nogueira, Botucatu e Recreio dos Sorocabanos, estavam fechados. Um bar, no bairro Campininha, não foi localizado pelos agentes, com base nas informações que receberam via denúncia.

Em outro ponto comercial, dessa vez no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), nada de irregular foi constatado pelos agentes, sendo que a denúncia era de aglomeração. Porém, um bar no Jardim Leocádia, outro no Jardim Novo Horizonte e dois no Parque Vitória Régia tiveram que encerrar as atividades por falta de alvará de funcionamento, sendo que um deles também precisará fazer adequações acústicas no local.

Em todos os locais, os proprietários igualmente foram orientados quanto às restrições de funcionamento, devido à pandemia da Covid-19.

As informações e denúncias dos munícipes podem ser transmitidas à GCM, pelo fone 153. Já, o contato com a PM é pelo fone 190.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo