Volta às aulas: retorno presencial é adiado para 7 de outubro no estado de SP

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/08/2020

As aulas presenciais nas escolas de todo o estado de São Paulo serão retomadas no dia 7 de outubro.

Todo estado deve estar na fase amarela por 28 dias, iniciando a contagem de 14 dias com 80% das áreas paulistas no amarelo e mais 14 dias com o total das regiões nesta fase.

A atualização do mapa do Plano São Paulo será feita no dia 2 de outubro para então haver a confirmação do retorno no dia 7 de outubro.

O secretário Rossieli disse que a maior preocupação é retornar com segurança da saúde para alunos, professores e funcionários.

Calendário com regras para a retomada das aulas

Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, as cidades que estão na fase amarela por 28 dias consecutivos poderão retornar, se quiserem, no dia 8 de setembro apenas para um reforço escolar.

Neste caso, a retomada cada escola pública ou privada deverá ouvir pais, professores e estudantes para decidir se voltarão para esta fase de atividades presenciais de recuperação.

Para este retorno em setembro, a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental deverão voltar com até 35% dos alunos. No caso dos anos finais do Fundamental e todo o Ensino Médio, as escolas deverão term 20% dos alunos nas classes.

Há regras também para as unidades de ensino que puderem retornar no dia 8 de setembro com reforço escolar

Defesa da volta às aulas

O secretário da Educação defendeu o retorno das aulas presenciais citando que há muitas crianças e adolescentes sob risco da exploração sexual e do trabalho infantil e muitas com problemas psicológicos por causa do isolamento e da falta da escola.

Uma pesquisa do Instituto Data Folha indica que 75% dos estudantes se sentem tristes, ansiosos e irritados durante a pandemia por causa do afastamento do contato com amigos e professores.

Outra questão é a preocupação com a defasagem dos alunos em relação ao conteúdo da série que cursa.

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo