Polícia Civil faz operação contra suspeitos de aplicar golpes financeiros com falsa central telefônica em Itu

Polícia Civil faz operação contra suspeitos de aplicar golpes financeiros com falsa central telefônica em Itu

A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (1º), uma operação contra suspeitos de integrar um esquema de golpes financeiros por meio de uma falsa central telefônica. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Itu (SP), com apoio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Sorocaba.

Apesar da operação, ninguém foi preso.

A investigação é conduzida pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil de Palmas (TO), que apura a atuação de uma organização criminosa responsável por enganar vítimas em diferentes estados.

Segundo a polícia, o grupo obtinha ilegalmente listas de clientes de instituições financeiras e utilizava uma falsa central telefônica para entrar em contato com as vítimas. Os criminosos usavam números idênticos aos de bancos e empresas oficiais, além de gravações que simulavam o atendimento telefônico, para transmitir credibilidade.

Durante as ligações, as vítimas eram convencidas de que suas contas haviam sido alvo de movimentações suspeitas e, sob o pretexto de cancelar as supostas fraudes, realizavam transferências bancárias para contas controladas pela organização.

De acordo com as investigações, o dinheiro era inicialmente enviado para contas de “laranjas” e, posteriormente, repassado aos líderes do grupo criminoso. Até o momento, o prejuízo identificado entre as vítimas no Tocantins é de aproximadamente R$ 140 mil.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros integrantes da organização, localizar novas vítimas e dimensionar a extensão do esquema criminoso.

Notícias relacionadas