Notícias

Festival de teatro “Vida em Recortes” é atração na Fundec

A produção cênica dos alunos do Núcleo de Artes Cênicas do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS) será apresentada em três sessões que compõem o festival de teatro “Vida em Recortes”. Nos dias 24, 30 e 31 de maio, às 18h, os alunos do projeto exibirão cenas autorais, desenvolvidas a partir de processos criativos, na Sala Fundec.

Realizada pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra promove um espaço de apresentação dos processos pedagógicos trabalhados ao longo do curso, evidenciando a construção coletiva e a autonomia criativa dos alunos.

Todas as cenas foram criadas pelos próprios alunos, a partir de exercícios de dramaturgia, adaptação e composição cênica. O resultado é um mosaico de narrativas da comédia ao drama, com temas que abordam o cotidiano, a memória e as relações humanas.

Entre os trabalhos apresentados está “Flor, Telefone, Moça”, inspirado em conto de Carlos Drummond de Andrade, que acompanha uma jovem frequentadora de um cemitério cuja rotina é alterada após levar para casa uma flor retirada de um túmulo. Em “O Trote”, o humor surge de uma situação de teste de fidelidade que foge do controle. Já “A Perda”, baseada no filme “A Rainha”, constrói uma leitura irônica sobre como diferentes formas de luto coexistem em uma mesma sociedade.

A violência doméstica é abordada em “Silêncio”, sob a perspectiva de um filho que observa a dinâmica familiar, enquanto “Mãe de Menina” contrapõe expectativas e realidade na relação entre mãe e filha. Em “A Sessão”, uma cartomante utiliza da ingenuidade de sua cliente para obter vantagem, evidenciando jogos de poder e manipulação.

O conjunto de apresentações inclui, ainda, “O Assalto”, que explora equívocos e escaladas de conflito a partir de um mal entendido; “Solidariedade”, que traz um núcleo familiar diante de uma revelação difícil; e “Gente, o Príncipe fala”, com a história de um cão que assume a palavra e reorganiza as relações ao seu redor.

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), na sede da Fundec, localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro, das 8h30 às 17h30, ou pela plataforma da Mega Bilheteria. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99669-2817 ou pelo telefone: (15) 3233-2220.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Raul Marcelo pede prisão de cunhado de Rodrigo Manga após alegar que tornozeleira ficou desligada

O vereador Raul Marcelo protocolou uma representação no Ministério Público Federal pedindo a prisão preventiva…

60 minutos atrás

Justiça nega sigilo em ação sobre compra de prédio para Educação pela Prefeitura de Sorocaba

A Justiça de Sorocaba negou o pedido de segredo de justiça em uma ação popular…

1 hora atrás

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de redes de computadores

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com…

2 horas atrás

GCM apreende 415 porções de drogas e detém homem por tráfico no Nova Esperança

Durante patrulhamento preventivo na noite desta segunda-feira (18), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam…

3 horas atrás

Motociclista fica gravemente ferido e é resgatado pelo Águia em São Roque

Um motociclista de 40 anos ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na…

3 horas atrás

Onã: exposição inédita coloca a arte negra no centro da cena cultural de Sorocaba

A força da ancestralidade, a urgência da memória e a potência da criação contemporânea se…

4 horas atrás