Destaque

Aviões da Gol e Azul ficam a apenas 22 metros um do outro em Congonhas

Dois aviões das companhias Gol e Azul registraram uma aproximação considerada crítica durante operações no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta quinta-feira (30).

As aeronaves chegaram a ficar separadas por apenas 22 metros de distância vertical, durante procedimentos simultâneos de pouso e decolagem.

O caso envolveu um Boeing 737 da Gol, que realizava aproximação para pouso, e um Embraer E195 da Azul, que iniciava a decolagem.

Diante da situação, o controle de tráfego aéreo determinou a arremetida da aeronave da Gol, manobra em que o piloto interrompe o pouso e volta a subir, evitando um possível conflito de tráfego.

Durante o episódio, o sistema de alerta de colisão entre aeronaves, conhecido como TCAS, chegou a ser acionado, indicando redução crítica da distância de segurança.

Apesar do susto, não houve colisão. O avião da Gol conseguiu realizar nova aproximação e pousou em segurança, enquanto a aeronave da Azul seguiu viagem normalmente.

O caso é classificado como “perda de separação”, quando aeronaves operam abaixo da distância mínima recomendada, e será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Castor
Compartilhar

Notícias recentes

Dia do Trabalho reúne história, conquistas e desafios atuais

Celebrado em 1º de maio, o Dia do Trabalho é uma das datas mais importantes…

22 minutos atrás

Senador David Alcolumbre intervém após ataque verbal e pessoal no plenário do Congresso

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, interrompeu a sessão na sexta-feira (30) após um…

1 hora atrás

Relator Ministro Kássio Nunes Marques vota por manter decisão que reconduziu Rodrigo Manga ao cargo

O ministro Kássio Nunes Marques, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), votou por…

2 horas atrás

STF inicia julgamento sobre retorno de Rodrigo Manga ao cargo em Sorocaba

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira, às 11h, o julgamento…

2 horas atrás

Passageiros são resgatados pelas janelas após ônibus bater em carreta na rodovia Castelo Branco em Itu

Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta deixou dezenas de pessoas feridas na Rodovia…

3 horas atrás

Homem pula nos trilhos para salvar filho e ambos sobrevivem após trem passar por cima

Um homem protagonizou uma cena impressionante ao pular nos trilhos de uma ferrovia para salvar…

3 horas atrás