Destaque

Publicada lei que amplia prevenção e controle do câncer no SUS

Pacientes de todo o país terão acesso a protocolos mais ampliados de prevenção e controle do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Lei nº 15.385, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (13), institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer.

O objetivo é modernizar o sistema e garantir acesso a inovações como terapias avançadas, vacinas e novos testes diagnósticos.

A norma foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sexta-feira (10), quando inauguraram o Centro de Ensino, Simulação e Inovação (Cesin) do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

O texto lista princípios e diretrizes relacionados à produção e à regulação sanitária de tecnologias contra o câncer no âmbito da política, tais como:

  • redução da dependência de importações;
  • estímulo à transferência de tecnologia;
  • incentivo à formação de parcerias público-privadas;
  • valorização da produção nacional;
  • capacitação tecnológica e geração de inovação.

A norma elenca também os princípios e diretrizes relacionados à garantia do acesso universal e igualitário a vacinas, medicamentos e produtos de terapia avançada, no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Entre os principais pontos estão a gratuidade, a promoção de estratégias de educação em saúde, os critérios para verificação do potencial de resposta terapêutica, além da ampliação do acesso a tratamentos inovadores.

A lei prevê ainda o fortalecimento de parcerias com universidades e centros de pesquisa e o estímulo à criação de startups de biotecnologia voltadas a vacinas e medicamentos oncológicos, além do apoio à aplicação de inteligência artificial em atividades de pesquisa e incentivo à adoção do sequenciamento genético.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Seis pessoas ficam feridas durante tiroteio na estação São Bento do Metrô de São Paulo

Um tiroteio durante uma tentativa de assalto deixou seis pessoas feridas na estação São Bento…

6 horas atrás

Sorocaba Futsal vence Boca Juniors na prorrogação e está na final da Libertadores pela terceira vez seguida

O Sorocaba Futsal está na final da Libertadores de Futsal. O Cachorrão venceu o Boca…

6 horas atrás

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 10 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 3.013 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

10 horas atrás

Sorocaba amplia vacinação contra gripe Influenza para toda população a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), ampliará, na próxima segunda-feira…

12 horas atrás

Adolescentes suspeitos de agredir ex-vereador de São Roque são apreendidos pela Polícia Civil

Os Cinco adolescentes suspeitos de agredir um ex-vereador de São Roque, de 73 anos, foram…

12 horas atrás

Sorocaba e outras cidades registram o menor índice de latrocínios da história em quatro meses

Os casos de latrocínio no interior do estado atingiram o menor índice da história no…

14 horas atrás