Notícias

CCJ aprova PEC que acaba com aposentadoria compulsória de juízes e Ministério Público

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a aposentadoria compulsória de juízes e de integrantes do Ministério Público como forma de punição. O texto agora segue ao plenário da Casa federal.

Em linhas gerais, a PEC quer agravar punições a magistrados, bem como permitir a demissão e outras penalidades, a depender de cada carreira. O texto estabelece, ainda, suspensão de salários em casos de afastamento e prevê o fim do pagamento de benefícios a militares.

Atualmente, profissionais dessas carreiras continuam a receber salários, enquanto respondem a processos que avaliam a aplicação de possíveis punições. Caso sejam considerados culpados em alguma ação judicial, esses servidores são aposentados compulsoriamente e continuam a receber vencimentos, em vez de serem demitidos.

Apresentado pelo atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino, enquanto ainda era senador pelo Maranhão, o texto da PEC foi relatado pela senadora Eliziane Gama (PT-MA), que defende o fim desse privilégio.

“Concordamos com a necessidade de sancionar com mais vigor e de forma efetiva infrações cometidas por autoridades públicas e militares, evitando a percepção, e não raramente a realidade, da impunidade”, afirmou a parlamentar no relatório.

(Portal R7)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ritchie e Steve Hackett relançam hit dos anos 1980 gravado no Brasil

Eles têm no rock progressivo um elo na música. Ambos são britânicos, mas só vieram…

1 hora atrás

Com restrições, ministro do STF Gilmar Mendes vota para manter escolas cívico-militares em São Paulo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela constitucionalidade da lei que criou o…

4 horas atrás

Escala 6×1 deve acabar já em 2026 e garantir duas folgas semanais

A comissão especial que analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reduz a…

4 horas atrás

Presidente do México diz que EUA se recusou a receber seleção do Irã

Uma das grandes polêmicas destes meses pré-Copa do Mundo foi sobre a participação da seleção do Irã na competição.…

5 horas atrás

Bebê fica presa dentro de carro e precisa ser resgatada em Sorocaba

Uma bebê de aproximadamente sete meses ficou presa dentro de um carro na manhã desta…

5 horas atrás

Dino dá 10 dias para governo mostrar plano de combate a incêndios

O ministro Flávio Dino, o Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 10 dias para…

6 horas atrás