Polícia Civil promove seminário sobre saúde e segurança da mulher policial em Sorocaba/ Foto: Polícia Civil
Nesta sexta-feira (13), foi realizado pela Academia de Polícia “Coriolano Nogueira Cobra” na sede da Unidade de Ensino Policial do DEINTER 7, em Sorocaba, o seminário “Gestão da Saúde e Segurança Orgânica: Um Olhar Estratégico sobre a Mulher Policial”. O encontro reuniu policiais civis das cinco Delegacias Seccionais de Polícia que compõem a área de abrangência do Departamento, além de agentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC).
Como forma de homenagem às mulheres neste mês de março, as participantes foram recepcionadas com um café da manhã especial, promovendo um momento de integração e valorização das profissionais da instituição.
A abertura do evento foi realizada pelo Delegado de Polícia e dirigente da Unidade de Ensino, Rodrigo Ayres, que destacou a importância de promover espaços de reflexão sobre saúde, segurança e bem-estar no exercício da atividade policial.
Na sequência, a Delegada de Polícia titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin, abordou os direitos das mulheres, apresentando uma breve contextualização histórica e discutindo a relevância do tema na atualidade.
A psicóloga Sueli Alexandre, mestranda na área de estudos sobre o estresse de profissionais que atuam com violência doméstica, ministrou a palestra “O peso invisível da profissão: como as cargas emocionais das ocorrências impactam a saúde do policial”, destacando os desafios emocionais enfrentados por quem atua diretamente com situações de violência.
Encerrando o seminário, as professoras da Academia de Polícia Jessica Jollo e Joyce Bittencourt falaram sobre a prática cotidiana da atividade policial, ressaltando como pequenas atitudes e hábitos podem tornar o trabalho mais técnico e profissional. Segundo elas, essas estratégias contribuem para reduzir a carga cognitiva e o estresse inerentes ao ambiente policial, reforçando que o autocuidado deve ser entendido como uma importante estratégia operacional para as mulheres na carreira policial.
O seminário teve como objetivo ampliar o debate sobre saúde, segurança e qualidade de vida das mulheres na Polícia Civil, fortalecendo o cuidado com as profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública em suas unidades.
O italiano Andrea Kimi Antonelli escreveu um capítulo histórico na Fórmula 1 neste sábado ao…
O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta o quadro de saúde mais delicado desde que começou a…
Entregadores por aplicativo de Sorocaba e região devem interromper as atividades neste sábado (14) e…
O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai apurar se as medidas…
A Ypê, indústria brasileira líder no segmento de higiene e limpeza, anunciou nesta segunda-feira (02)…
O Instituto Butantan realizou a primeira entrega de 6,9 milhões de doses da vacina Influenza…