Destaque

Irã não irá jogar a Copa do Mundo FIFA 2026 após tensão com os EUA, afirma Reuters

O governo do Irã anunciou que a seleção nacional não participará da Copa do Mundo de 2026. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (11) pelo ministro do Esporte do país, Ahmad Donyamali, em entrevista à televisão estatal, segundo informações da agência Reuters.

De acordo com o ministro, a desistência ocorre em meio ao agravamento das tensões políticas e militares envolvendo os Estados Unidos.

“Considerando que este regime corrupto assassinou nosso líder, sob nenhuma circunstância poderemos participar da Copa do Mundo”, declarou Donyamali à emissora estatal.

Mundial será realizado na América do Norte

A próxima edição do torneio organizado pela FIFA está marcada para ocorrer entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, com partidas sediadas nos Estados Unidos, México e Canadá.

Segundo o ministro iraniano, a situação atual do país não oferece segurança para a participação da equipe.

“Nossas crianças não estão seguras e, fundamentalmente, não existem condições para participação”, afirmou.

Jogos seriam disputados nos Estados Unidos

No sorteio realizado em dezembro, o Irã havia sido colocado no Grupo G, ao lado de Bélgica, Egito e Nova Zelândia.

As três partidas da seleção iraniana estavam previstas para acontecer em território americano: duas na cidade de Los Angeles e uma em Seattle.

Na semana passada, o Irã também foi o único país ausente de uma reunião de planejamento da FIFA com as seleções classificadas para o Mundial, realizada em Atlanta. A entidade máxima do futebol ainda não comentou oficialmente o caso, segundo a Reuters.

Escalada do conflito internacional

A decisão iraniana ocorre após um ataque conjunto realizado por Estados Unidos e Israel em 28 de fevereiro, que resultou na morte do líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

O episódio desencadeou um conflito militar que já dura cerca de 11 dias e provoca preocupação internacional, principalmente em relação à estabilidade econômica e ao fluxo global de petróleo.

Posição dos EUA e da FIFA

Apesar da decisão do governo iraniano, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou nesta quarta-feira que conversou com o presidente americano, Donald Trump, sobre o tema.

Segundo Infantino, Trump teria reforçado que a seleção iraniana seria bem-vinda para disputar o torneio em território americano.

“Todos precisamos de um evento como a Copa do Mundo para unir as pessoas mais do que nunca”, afirmou o dirigente em publicação nas redes sociais.

Classificação nas Eliminatórias

O Irã havia garantido vaga no Mundial após terminar na liderança do Grupo A da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas, assegurando presença na quarta Copa do Mundo consecutiva.

Mesmo assim, o presidente da federação iraniana, Mehdi Taj, afirmou que a intensidade dos ataques recentes realizados por forças americanas e israelenses levanta dúvidas sobre a participação do país no torneio.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Após 48h, motoristas fazem nova paralisação dos ônibus em Sorocaba

Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…

14 minutos atrás

GURI tem 3 mil vagas em Sorocaba e região e prazo vai até sexta-feira

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…

31 minutos atrás

VÍDEO: Adolescente pede socorro à PM e ajuda a salvar mãe vítima de violência doméstica

Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…

40 minutos atrás

CPI do Crime mira braço do PCC na Faria Lima e “A Turma” do Master

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Crime Organizado no Senado aprovou, nesta…

1 hora atrás

Guerra no Oriente Médio: governo vai monitorar mercado de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou uma Sala de Monitoramento do Abastecimento, que…

2 horas atrás

Goleiro Bruno é considerado foragido pela Justiça do Rio de Janeiro

O goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza é considerado foragido pela Justiça do Rio de…

3 horas atrás