Notícias

Entidades ligadas à indústria publicam manifesto contra redução da escala 6×1

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), com outras 90 instituições do setor privado, divulgou nesta terça-feira (3) um manifesto contra a redução da escala de trabalho no país.

No documento, as entidades afirmam ser favoráveis à modernização da jornada dos trabalhadores, mas apontam a necessidade de preservar a produtividade.

“Modernizar a jornada não significa escolher entre qualidade de vida e atividade econômica. Significa construir um caminho em que o trabalhador possa viver melhor sem que o emprego formal se torne mais escasso ou mais instável”, apontam.

A nota continua dizendo que “é necessário reconhecer que a forma como a mudança é implementada importa tanto quanto o objetivo que se busca alcançar”.

O manifesto é assinado por representantes da indústria, do agronegócio, dos transportes, do comércio e de serviços, entre outros setores.

Na visão das instituições, o debate deve considerar a preservação do emprego formal; a produtividade como base para sustentabilidade e desenvolvimento; a diferenciação por setor, com uso da negociação coletiva; e uma discussão técnica aprofundada.

De acordo com o texto, é “recomendável” que o aprofundamento da pauta ocorra “fora do ambiente de disputas eleitorais” e em “momento mais propício à construção de consensos duradouros e de soluções equilibradas”.

(Portal R7)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ministros deixam governo Lula para disputa das eleições em 2026

Ao todo, 17 ministros do Governo Lula, deixaram seus cargos para concorrerem nas eleições de 2026.…

3 minutos atrás

Quarta vítima da queda de avião no RS é localizada pelo Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande de Sul confirmou no início da noite desta…

53 minutos atrás

Após dois caças norte-americanos abatidos, Irã e EUA buscam por piloto desaparecido

Irã e os Estados Unidos buscam o piloto norte-americano que seguia desaparecido neste sábado (04) após ejetar de um…

1 hora atrás

Termina nesta sexta-feira janela para migração de partidos políticos

Mais uma etapa do calendário eleitoral é concluída nesta sexta-feira (03), com o fim do…

15 horas atrás

Dia do Fico: Manga anuncia que permanece no cargo de Prefeito de Sorocaba

Utilizando as redes sociais, o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou nesta sexta-feira (03) que…

19 horas atrás

Conselho de Segurança da ONU vota proposta que autoriza uso da força no Estreito de Ormuz; entenda

O Conselho de Segurança da ONU deve votar nesta sexta-feira (3) uma proposta apresentada pelo…

22 horas atrás