Jovem de 23 anos morre após ser atropelado por viatura da GCM durante perseguição (Reprodução)
Um jovem de 23 anos morreu após ser atropelado por uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba na noite desta sexta-feira (27). Segundo informações do boletim de ocorrência, ele pilotava uma motocicleta e fugia dos agentes no momento do incidente.
O motociclista chegou a ser socorrido e encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os guardas municipais realizavam patrulhamento na Rua Ramon Haro Martini, nas proximidades da Praça Eliana Gomes, quando avistaram o jovem empinando a moto. Conforme relato dos agentes, foi dada ordem de parada, mas o condutor não obedeceu e iniciou fuga.
A perseguição seguiu até a Rua Francisca Ledesma Sanches. No local, o motociclista perdeu o controle da direção e caiu. Na sequência, foi atropelado pela viatura. Ainda segundo os guardas, o jovem não utilizava capacete no momento do ocorrido.
Perguntado pelos guardas o motivo de ter fugido, o jovem comentou que o documento da moto estava vencido.
Em nota, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) informou que instaurou procedimento de correição extraordinária para apurar o caso. A pasta também comunicou a abertura de investigação pela Controladoria-Geral do Município, por meio da Corregedoria-Geral, para analisar de forma criteriosa as circunstâncias da ocorrência.
A prefeitura afirmou ainda que os guardas envolvidos foram afastados das atividades operacionais nas ruas e passarão a exercer funções internas na corporação até a conclusão das investigações.
Leia a nota completa abaixo:
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) informa que, durante patrulhamento preventivo na região da Vila Haro, Zona Leste da cidade, na madrugada deste sábado (28), a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) avistou um rapaz, de 23 anos, empinando moto e sem capacete. A equipe deu ordem de parada, que o indivíduo não acatou e, em seguida, empreendeu fuga. Durante o acompanhamento, o motociclista se desequilibrou e caiu da motocicleta, porém estava consciente. Na ocasião, o rapaz disse que a motocicleta estava com a documentação irregular. A partir disso, a GCM solicitou os serviços do Samu, que levou o envolvido ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que instaurou procedimento de Correição Extraordinária quanto ao caso. A investigação foi aberta pela Controladoria-Geral do Município, por meio da Corregedoria-Geral do Município, para analisar de forma criteriosa as circunstâncias da ocorrência. Desde o início do ocorrido, os integrantes da guarnição envolvida foram afastados das atividades de rua e desempenham funções internas na Corporação, até que todos os esclarecimentos sejam devidamente prestados.
O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…
O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…
O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…
O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…