Entrevistas

Carreira, liderança e maternidade: os desafios persistentes das mulheres no mercado de trabalho

Apesar dos avanços nas discussões sobre igualdade de gênero, as mulheres ainda enfrentam barreiras significativas no mercado de trabalho, especialmente no acesso a cargos de liderança, equiparação salarial e reconhecimento profissional. A chamada dupla jornada, somada a vieses culturais enraizados, contribui para trajetórias desiguais desde o início da carreira.

Comportamentos semelhantes seguem sendo avaliados de maneira distinta: enquanto a assertividade masculina costuma ser associada à confiança e liderança, a feminina pode ser interpretada como arrogância; a ambição deles é vista como visão estratégica, a delas, como excesso.

A baixa representatividade em posições executivas também impacta a percepção sobre capacidade e pertencimento, criando um ciclo que desestimula novas lideranças. Mesmo entre as 100 mulheres mais poderosas listadas pela Forbes, 80% têm mais de 50 anos — dado que inspira, mas também evidencia que muitas carreiras femininas são marcadas por pausas, adiamentos e recomeços.

Nesse contexto, decisões relacionadas à maternidade ganham contornos ainda mais complexos. Cada vez mais mulheres avaliam a possibilidade de adiar ou até abrir mão de ter filhos, impulsionadas por maior autonomia financeira, objetivos ampliados e desejo de crescimento profissional.

O congelamento de óvulos surge como alternativa para preservar escolhas, embora ainda envolva custos elevados, desinformação e inseguranças.

Para a doutora em Gestão da Inovação Renata Seldin, com mais de 24 anos de experiência como executiva em consultoria de gestão e autora do livro As perdas no caminho: em busca de uma família, é fundamental que as empresas avancem em políticas de apoio, como licenças parentais ampliadas, programas de reintegração e cultura organizacional inclusiva.

Em entrevista à jornalista Cibelle Freitas, Renata defende que igualdade não significa apenas alcançar o topo, mas ter liberdade para decidir quando e como fazê-lo, sem abrir mão dos próprios projetos de vida.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

1 hora atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

3 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

3 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

3 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

3 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

4 horas atrás