Notícias

Bombeiros resgatam 56 pessoas de afogamento no litoral norte durante o fim de semana de Carnaval

O Carnaval no litoral norte paulista foi marcado por intensa atuação do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), do Corpo de Bombeiros, que resgatou 56 pessoas vítimas de afogamento entre sábado (14) e domingo (15).

Domingo (15) foi o dia que mais teve registros de vítimas salvas, com 34 resgates em diferentes pontos da cidade de São Sebastião. Houve ainda quatro salvamentos em Ilhabela e dois em Ubatuba. Já no sábado foram 16 banhistas salvos.

Entre as ocorrências de destaque está o salvamento de um banhista que ficou à deriva no mar. Durante patrulhamento preventivo, a aeronave Águia 11 da Polícia Militar avistou a vítima sobre uma pequena prancha, com dificuldades para retornar à faixa de areia. Após posicionamento estratégico do helicóptero, guarda-vidas foram lançados ao mar e realizaram o resgate com o uso de puçá, conduzindo o homem em segurança até a praia.

Em outro ponto do litoral, dois afogamentos ocorreram simultaneamente e envolveram duas adolescentes, de 15 e 12 anos. Guarda-vidas entraram imediatamente no mar para o resgate. Somente a mais nova precisou de atendimento médico, mas passa bem.

Também foi registrada uma ocorrência envolvendo cinco jovens, com idades aproximadas de 25 anos, que entraram no mar em área sinalizada com alerta de “perigo” e foram arrastados pela correnteza. Os bombeiros avistaram o grupo e iniciaram prontamente o salvamento. Todos foram retirados da água em segurança.

Prevenção é fundamental

O GBMar reforça que a maioria das ocorrências está relacionada ao desrespeito à sinalização e à entrada em áreas de risco, especialmente em dias de grande movimentação nas praias.

A corporação orienta que banhistas respeitem as recomendações dos guarda-vidas, evitem locais não sinalizados e redobrem a atenção às condições do mar. A combinação entre prevenção, vigilância constante e resposta rápida das equipes foi decisiva para que o fim de semana de Carnaval terminasse sem vítimas fatais no Litoral Norte.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

1 hora atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

2 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

3 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

3 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

3 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

3 horas atrás