Notícias

Suplicy participa de reunião da Anvisa e defende Cannabis medicinal com maior teor de THC

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu nesta quarta-feira (28) que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamente o uso de terapias à base da Cannabis medicinal contendo maior teor de THC (tetrahidrocanabinol).

Medical marijuana flower buds. Recreational marijuana strain. Cannabis strain. Weed bud in the glass jar. Dispensary menu. Hemp buds.isolated on black – medical marijuana concept

Em 2023, ele revelou que está usando óleo de maconha para o tratamento do Parkinson. “Precisamos de um marco regulatório proporcional, adequado aos diferentes usos”, disse Suplicy durante reunião da diretoria da agência que avalia resoluções sobre a Cannabis medicinal.

Hoje a Anvisa só permite o registro de produtos com concentração acima de 0,2% para o tratamento de doenças debilitantes graves. “Eu, como portador de doença de Parkinson, e grande parte dos pacientes por indicação médica usam óleo de Cannabis medicinal com quantidade significativa de THC”, afirmou o parlamentar.

A agência também avalia nesta quarta-feira regras para aprovar o cultivo da planta no Brasil, mas com no máximo 0,3% de THC, nos casos voltados à fabricação de medicamentos. A Anvisa ainda avalia regras de cultivo para pesquisa e por associações de pacientes, com margem para o uso da planta com maior concentração do composto.

As novas resoluções foram apresentadas pela Anvisa para cumprir determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de que órgãos da União devem apresentar até o fim de março um regulamento sobre o plantio para fins exclusivamente medicinais e farmacêuticos. A agência já permitiu, em novembro de 2025, que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realize pesquisas com a planta.

Durante a reunião, Suplicy afirmou que o STJ já apontou que o governo também pode regulamentar “outras possibilidades”, como Cânhamo e produtos com mais THC. Ainda disse que o debate sobre uso da Cannabis medicinal no Brasil “surgiu do amor e da persistência de tantas mães que estão aqui presentes, que em busca de salvar a vida de filhos e filhas, recorreram a tratamento com planta ancestral”.

(Folha de SP)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Operação da Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cigarros em Tatuí

Uma fábrica clandestina de cigarros foi fechada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23),…

40 segundos atrás

Estado confirma seis casos de febre amarela e reforça vacinação

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) confirmou, na quarta-feira (22),…

23 minutos atrás

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

2 horas atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Atualização 12h10 : Um trabalhador de 38 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após…

3 horas atrás

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 13º nesta sexta

Cerca de 23,3 milhões dos 35,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do…

4 horas atrás

Homem é preso suspeito de agredir e tentar matar a mãe em Itu; idosa está em estado grave

Um homem foi preso suspeito de tentar matar a própria mãe, uma idosa de 69…

5 horas atrás