O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito civil para investigar a possível cobrança de pedágios eletrônicos, no sistema free flow, no perímetro urbano de Sorocaba.
A apuração foi oficializada no dia 26 de janeiro de 2026 pelo promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum, da Promotoria de Habitação e Urbanismo.
O inquérito envolve a concessão Rota Sorocabana, firmada entre a Artesp e a concessionária Rota Sorocabana S.A., do grupo CCR, que prevê a instalação de pórticos de cobrança automática em trechos que cortam áreas urbanas da cidade.
De acordo com o promotor Jorge Marum, o inquérito foi instaurado após a falta de respostas claras da CCR, da Artesp e da Secretaria Estadual aos ofícios enviados pela Promotoria. O questionamento central é se haverá ou não cobrança de pedágio nesses locais.
Segundo o promotor, apenas a Prefeitura de Sorocaba informou, até o momento, que não haverá cobrança. No entanto, a Promotoria aguarda confirmação formal dos demais órgãos envolvidos.
Antes da abertura do inquérito civil, foi instaurado um procedimento preparatório, com o envio de mais de um ofício a cada uma das instituições. Como as respostas foram consideradas evasivas, o Ministério Público decidiu avançar para a instauração do inquérito.
O promotor destacou que o inquérito civil pode resultar em uma ação civil pública, caso seja confirmada a cobrança de pedágio no perímetro urbano do município.
A Artesp e a concessionária Rota Sorocabana têm prazo de 30 dias para prestar esclarecimentos e apresentar documentação. O Ministério Público também vai solicitar posicionamento da Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos.
Questionada a CCR Sorocabana preferiu não comentar sobre o tema. Já a Artestp ainda não se manifestou sobre o tema até o fechamento desta matéria.
https://youtu.be/4hQ0Uk2q89A Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para a 10ª edição…
A Receita Federal anuncia na próxima segunda-feira, dia 16, as novas regras do Imposto de…
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Anomalia, para combater um núcleo criminoso que…
A Advocacia-Geral da União acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira, para investigar vídeos que fazem…
O Brasil registrou a abertura de mais de 57 mil novos negócios voltados ao serviço de…
A Polícia divulgou nesta segunda-feira (09), os resultados da operação realizada em 8 de março…