Notícias

PF cancela depoimento de ex-sócio e outros dois investigados no caso Master

A Polícia Federal cancelou três dos quatro depoimentos do inquérito que apura suspeitas de fraudes no Banco Master previstos para esta terça-feira (27). A medida foi tomada após as defesas avisarem que os investigados ficariam em silêncio, pois não tiveram acesso aos autos.

Com isso, dos oito depoimentos previstos entre ontem e hoje, apenas dois foram mantidos.

O processo apura crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, relacionados à venda de carteiras de crédito supostamente inexistentes do Banco Master ao BRB (Banco Regional de Brasília).

Segundo a Polícia Federal, a expectativa é que os depoimentos tenham “peso central” na apuração de suspeitas de irregularidades envolvendo a tentativa de compra do Master pelo BRB e que possam “influenciar o rumo do inquérito”.

Após o fim dos depoimentos, será definido se o caso será mantido no STF (Supremo Tribunal Federal) ou será encaminhado de volta à Justiça Federal e à Justiça de São Paulo.

Nessa segunda-feira, os empresários André Felipe de Oliveira Seixas Maia e Henrique Souza e Silva Peretto, que foram convocados para o primeiro dia de depoimento, também conseguiram adiar as oitivas.

A apuração teve início sob a responsabilidade da Justiça Federal. No fim de 2025, porém, o ministro Dias Toffoli decidiu transferir a condução do caso para o STF.

A mudança de competência ocorreu após a identificação de um contrato imobiliário envolvendo Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. O documento estaria registrado em nome do deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), parlamentar com foro por prerrogativa de função.

A Operação Compliance Zero, nome dado pela PF à investigação, mira um esquema que teria criado títulos de crédito que não teriam lastro real e são vistos como fictícios para movimentar grandes somas entre empresas do grupo Master e o BRB, supostamente criando ativos que depois foram negociados como legítimos.

(Portal R7)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

4 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

5 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

6 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

6 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

6 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

6 horas atrás