Destaque

Tutor é levado à delegacia por suspeita de maus-tratos a cão em Sorocaba

Um tutor foi conduzido à Delegacia de Polícia na tarde desta sexta-feira (23), em Sorocaba, após a constatação de indícios de maus-tratos a um cão que recebia atendimento emergencial na Fundação Alexandra Schlumberger (FAS).

A ocorrência foi identificada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), acionada após a avaliação clínica do animal na fundação.

Segundo a FAS, o cão apresentava quadro grave, com sangramento na boca e a região do palato tomada por miíase, conhecida como bicheira. O animal também tinha necrose no palato e perda de dentes, indicando um estado avançado de deterioração da cavidade oral.

Questionada pela equipe, a esposa do tutor informou que o cão teria sido levado a um veterinário há cerca de três meses, por causa de mau hálito. De acordo com o relato, o profissional teria afirmado, sem a realização de exames, que o animal não suportaria um procedimento cirúrgico.

No entanto, conforme avaliação técnica da Fundação Alexandra Schlumberger, o estado larval e o nível de decomposição indicavam que a bicheira estava presente há mais de uma semana, o que reforçou a suspeita de negligência.

Diante da situação, a FAS realizou a denúncia à Sema, que enviou uma equipe ao local. Na sequência, a Guarda Civil Municipal foi acionada e o tutor conduzido à Delegacia de Polícia.

O Município informou que o responsável também será penalizado conforme a Lei Municipal nº 9.551/2011, que proíbe a prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba.

O cão permanece sob responsabilidade da Sema e recebe todos os cuidados necessários para a recuperação.

Casos de maus-tratos podem ser denunciados pela Central de Atendimento da Prefeitura, pelo site, telefone 156 ou WhatsApp. Aos fins de semana e feriados, o contato deve ser feito pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal.

Douglas Valle
Compartilhar

Notícias recentes

Prefeitura propõe concessão do antigo Matadouro para viabilizar restauração e novo uso do espaço

Desativado há cerca de cinco décadas, o antigo Matadouro já abrigou outras atividades (Imagem: Emídio…

2 horas atrás

Brasil vence a Itália em jogo emocionante e segue invicto na Liga das Nações

Com a vitória, o Brasil soma mais um importante resultado na fase inicial da Liga…

10 horas atrás

Antonelli supera caos em Mônaco e conquista vitória marcante na Fórmula 1

A corrida em Monte Carlo teve momentos de tensão desde a largada (Imagem: Divulgação /…

18 horas atrás

Golpes ligados à Copa do Mundo crescem e preocupam especialistas

A recomendação é redobrar a atenção durante o período da Copa do Mundo (Imagem: Arquivo…

18 horas atrás

Aposta de Brasília leva sozinha prêmio de mais de R$ 30 milhões da Mega-Sena

A estimativa inicial da Caixa é de que o prêmio na terça-feira (9) chegue a…

18 horas atrás

Governo brasileiro aposta em negociação para evitar nova tarifa dos EUA sobre exportações

A medida ainda está em fase de análise pelas autoridades americanas (Imagem: Arquivo / Cruzeiro…

20 horas atrás