O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21), que “ama” a Europa, mas que o continente “está na direção errada” em diversas de suas políticas, como energia, migração e comércio, por exemplo.
“Eu amo a Europa e quero ver a Europa ir bem, mas ela não está indo na direção certa”, disse Trump na reunião anual do Fórum Econômico Mundial.
Segundo o presidente estadunidense, certos lugares no continente “já não são reconhecíveis”. Trump afirmou também que a Europa, atualmente, está “recheada de empregos sujos”.
É um caminho escolhido com insensatez, que levou a déficits crescentes, a maior onda de imigração em massa da história e muitas partes do mundo sendo destruídas diante de nossos olhos”, continuou.
O presidente dos EUA afirmou que seu governo acredita “profundamente” no vínculo que mantém com a Europa.
“É por isso que questões como energia, comércio, imigração e crescimento econômico precisam ser preocupações centrais para qualquer um que queira ver um Ocidente forte e unido, porque a Europa e esses países precisam fazer a parte deles”, disse Trump.
O comentário acontece diante de incertezas entre Washington e Bruxelas, após Trump ameaçar impor tarifas progressivas contra oito países europeus, diante das investidas americanas para a aquisição da Groenlândia, que pertence à Dinamarca.
Trump afirmou que não falaria sobre a questão da Groenlândiaem seu discurso, mas decidiu abordar o tema, sensível aos europeus, no fórum realizado na Europa para líderes de todo o mundo.
O presidente americano pediu negociações imediatas para um acordo de aquisição da ilha e afirmou que não usaria a força em sua campanha pela região.
“Estou buscando negociações imediatas para, mais uma vez, discutir a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos”, disse ele aos líderes mundiais reunidos em Davos.
“Tudo o que eu peço é um pedaço de gelo, tudo o que pedimos é a Groenlândia. É para a proteção do mundo”, disse. “Não conseguiremos nada a menos que eu use força excessiva, mas eu não farei isso”, acrescentou.
Trump disse também que somente os EUA são capazes de garantir a Groenlândia e que a necessidade urgente de negociações não tem nada a ver com terras raras.
“Somos um poder muito grande, vocês viram há semanas na Venezuela”, disse o presidente dos Estados Unidos.
Trump citou que seu país devolveu a Groenlândia à Dinamarca após o fim da Segunda Guerra Mundial e afirmou que os Estados Unidos foram “burros” por esta decisão.
Segundo o presidente americano, os dinamarqueses são “ingratos” por não atenderem a demanda de seu país. “Tudo que os Estados Unidos estão pedindo é um lugar chamada Groenlândia.”
Para Trump, a região do Ártico será crucial para a paz mundial. “Se houver uma guerra, muito da ação vai acontecer naquele pedaço de gelo.”
Na ponta geopolítica, o presidente norte-americano disse que a Groenlândia tem “uma escolha” diante do pedido de aquisição americana. “Se disser ‘não’, nós lembraremos disso”, ameaçou.
Trump alegou que a Europa e a Otan não valorizam o trabalho que Washington faz pela segurança da região e que os Estados Unidos têm sido “tratados de maneira muito injusta” pela aliança.
“Nunca recebemos nada da Otan, pagamos por quase toda a aliança” disse. “É sempre uma via de mão única”, completou.
Trump disse conhecer “muito bem” o presidente russo, Vladimir Putin, e que a guerra contra a Ucrânia não teria acontecido se ele fosse presidente em 2022, quando aconteceu a invasão russa.
“Estou lidando com Putin e ele quer fazer um acordo sobre a Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também quer, vou me encontrar com ele hoje”, acrescentou, ao dizer que a Europa deveria trabalhar com Kiev, não Washington.
(Portal R7)
O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…
Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…
Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…
O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…
A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…
A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 28 de abril, às 9h, a 48ª edição do Mutirão de Empregos…