Sorocaba adota tornozeleiras eletrônicas em casos de violência contra a mulher

Sorocaba deve se tornar a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a receber tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de envolvidos em crimes contra a mulher. A medida representa um avanço importante no fortalecimento das ações de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar.

O tema foi abordado pela delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, Renata Zanin, durante participação no Jornal da Cruzeiro desta terça-feira (20). Na ocasião, a delegada explicou como funcionará o uso dos dispositivos e a importância da iniciativa para coibir a reincidência das agressões.

De acordo com Renata Zanin, as tornozeleiras eletrônicas serão utilizadas a partir do momento em que a vítima solicitar a medida protetiva na delegacia. Após o pedido, a solicitação segue para análise do Poder Judiciário e, uma vez autorizada, o agressor passa a ser monitorado.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a previsão é de que os equipamentos sejam entregues até o final deste mês. As tornozeleiras permitirão o monitoramento 24 horas por dia de agressores que, mesmo após passarem por audiência de custódia, sejam colocados em liberdade, garantindo maior fiscalização do cumprimento das medidas protetivas impostas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a segurança das vítimas, oferecendo uma resposta mais efetiva do poder público no enfrentamento à violência contra a mulher. Com o monitoramento eletrônico, será possível agir de forma mais rápida em caso de descumprimento das determinações judiciais, reforçando a rede de proteção e prevenção em Sorocaba.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden 

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

8 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

8 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

9 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

11 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

12 horas atrás

Padre Flávio fala de inauguração de obras na Santa Casa e alerta sobre a importância das vacinas

https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…

12 horas atrás