O presidente Lula determinou que o governo federal investigue as falhas no abastecimento de energia elétrica ocorridas no estado de São Paulo. A decisão foi tomada após registros de interrupções e oscilações no fornecimento em diversas regiões, que afetaram residências e serviços.
Em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), Lula determina que o Ministério de Minas e Energia, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) promovam junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) “as medidas cabíveis e necessárias à plena garantia da prestação adequada, contínua e eficiente do serviço público de distribuição de energia elétrica à população”.
O governo federal foi instruído a apurar as causas dos problemas e a identificar eventuais falhas na operação ou na coordenação entre os agentes responsáveis pela transmissão e distribuição de energia. A determinação inclui a coleta de informações técnicas e a realização de análises detalhadas.
A investigação envolverá diferentes órgãos do setor elétrico, com o objetivo de compreender os motivos das falhas e propor medidas que evitem a repetição de situações semelhantes no futuro. Autoridades também monitoram a estabilidade do sistema para avaliar eventuais impactos na rotina da população e na economia local.
O governo federal afirmou que acompanhará o trabalho de perto para garantir respostas e soluções.
A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…
A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…
A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…
O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…
O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…
https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…